terça-feira, 19 de março de 2013

Dia de São José confirma boas precipitações no Ceará

Em Iguatu as precipitações foram variadas 

Chegou a 102 o número de municípios cearenses com chuva, nesta terça-feira, 19, dia de São José, padroeiro do Ceará. Até as 11h55min, a maior precipitação ocorrida foi em Jaguaretama, com 158 mm. Em seguida, vem Acopiara, onde choveu 98 mm. Em Fortaleza, a chuva foi de 1,6 mm. De acordo com informações da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), as precipitações foram registradas em todas as oito regiões do Estado. Em Iguatu, em algumas regiões do município chegou a atingir 40mm, em outras foram maiores e menores também em outras localidades.

A previsão do tempo no Ceará para o dia de São José, foi de céu parcialmente nublado a claro, com chuvas isoladas na faixa litorânea e no sul do Estado. Nas demais regiões há possibilidade de chuvas isoladas, com menor intensidade.

Segundo informações a Funceme, as precipitações são causadas pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior, que vem provocando chuvas desde o último sábado no Ceará e tende a se manter atuando nos próximos dois dias.

Chuva no dia de São José

Apesar da crença popular cearense de que se chover no dia 19 de março, o período chuvoso será bom, a Funceme diz que, do ponto de vista científico, não há qualquer relação entre as precipitações nesta data e a qualidade da estação chuvosa. "Há registros de anos em que choveu no dia de São José e a quadra chuvosa ficou abaixo da média, assim como o inverso", diz Fundação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário