sábado, 23 de março de 2013

Grupo participa de curso de homeopatia popular no Sertão Vivo

O Pe. Toninho passa informações sobre as formulações da homeopatia

Um grupo de pessoas adeptas e na busca de alternativas para a cura de doenças estava participando de um curso de capacitação sobre Homeopatia Popular, no Projeto Sertão Vivo, no Sítio Aroeiras, localizado em Guassussê, distrito da cidade de Orós. O Projeto Sertão Vivo surgiu em 1997, quando o poeta, cantor e compositor, Zé Vicente, teve a ideia de convidar os amigos e artistas para visitar o seu lugar de origem. Com isso surgiu a possibilidade de oferecer as crianças e jovens, possibilidade de terem acesso a noções básicas de artes, saúde, meio ambiente, conservação da natureza, dentre outras ações tendo como objetivo de oferecer melhores condições de vida e convívio no semiárido, para a comunidade local. 

Dentro das ações do projeto veio a ideia de trabalhar a homeopatia popular através de um curso para capacitar as pessoas interessadas nessa temática. O curso foi ministrado pelo Padre Antonio Pereira de Jesus (Toninho), estudioso nessa área e profundo conhecedor da homeopatia popular. Alguns participantes vieram de Fortaleza, do Cariri e outros da própria localidade. Durante os dias 15, 16 e 17, os participantes puderam conhecer formulações de produtos homeopáticos, utilização correta desses medicamentos e uso de matérias-primas ideais para o uso em medicamentos da homeopatia e no final do curso tiveram aulas práticas de manipulação dos produtos.  

Homeopatia popular
Os participantes também veem na prática como utilizar o material
Homeopatia vem a ser uma terapia inicialmente descrita e organizada pelo químico, médico e pesquisador germânico Samuel Hahnemann (1755-1843) que se encontrava insatisfeito com a medicina de sua época, pelo fato desta ser inefetiva e perigosa. Após certo tempo de profissão tomou a decisão de parar de clinicar por achar que não estava curando as pessoas.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Homeopatia Popular (ABHP), Itamar Camaragibe Assumpção, existem dois tipos de homeopatias. A homeopatia ao qual a população está acostumada e a homeopatia popular que está ligada às questões religiosas.

Até os dias de hoje há muita confusão sobre o que é e o que não é homeopatia. Muitas pessoas vão até as farmácias imaginando que medicamentos homeopáticos são ervas, fitoterápico, essências, entre outros com gosto e cheiro. Há ainda aqueles que acham que são produtos manipulados, onde o nome homeopatia vem a ser uma isca para vender mais, neste caso produtos alimentares integrais, drágeas, encapsulados que em algumas vezes possuem princípios ativos ou são produtos tóxicos vendidos sem controle. Para Itamar a homeopatia hoje tornou-se objeto de peso no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário