segunda-feira, 25 de março de 2013

Prefeituras do Ceará terão que cumprir lei da transparência


O Tribunal de Contas dos Municípios irá orientar as prefeituras cearenses para adotarem providências necessárias para a instalação de portais eletrônicos para divulgação, via Internet e de informações sobre suas receitas e despesas.

A instalação de portais de transparência é obrigatória, para todos os municípios brasileiros, a partir do dia 28 de maio.

No Estado do Ceará 151 municípios precisam se adequar a Lei Complementar 131/2009. Atualmente, a obrigação de tornarem públicas as contas atinge somente 33 municípios com mais de 50 mil habitantes, mas a partir de 28 de maio os municípios com menos de 50 mil habitantes também serão obrigados à "liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso ao público", segundo o que determina a lei.

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Francisco Aguiar, já recomendou o secretário do Tribunal, Fernando Diogo, no sentido de providenciar ofício circular para todas as prefeituras lembrando o cumprimento da Lei Complementar 131/2009, que possui o objetivo de tornar a administração pública nas três esferas de poder, federal, estadual e municipal, mais transparente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário