sábado, 13 de abril de 2013

Associação Bote Fé na Juventude vem mudando o perfil do jovem de Cariús


Uma das ações realizadas pela associação para os jovens
A cidade de Cariús-CE tem realizado movimentos e eventos com a juventude por conta da organização que acontece entre os jovens que compõem uma associação voltada para as políticas de ações para esse tipo de público. Desde 2011 que a Associação Bote Fé na Juventude contempla ações que envolvem essa categoria de público. De tantos projetos realizados pela associação, a comemoração do “Ano das Divas” é um evento que reúne personalidades do município que se destacam em vários setores da sociedade. 

Outra ação importante é a realização de vários cursos de capacitação de jovens na área social, educacional e cultural. Cursos de libras, de inglês, por exemplo, mostra o objetivo que a associação tem em desenvolver talentos e descobrir possibilidades para esses jovens.  

São desenvolvidas ações de resgate cultural como os encontros de violeiros, forró pé de serra, teatro, recital, saraus e luaus. Cariús também é a única cidade do Centro-Sul cearense, além de Iguatu, a desenvolver ações de inclusão social como um Curso de Libras aberto a toda população. Foram também realizadas ações sociais como parcerias com o Sesc levando oficinas e palestras às comunidades rurais do município, em parceria com o Mesa Brasil, para distribuição de alimentos às pessoas carentes.

Jovens da Bote Fé num evento realizado por eles com Zé Vicente
No ano de 2013, o projeto "Ano das Divas", um ano de homenagens às 12 mulheres que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento da comunidade em diversos segmentos, também alusivo ao aniversário da diva maior, D. Diva Targino que completou 100 anos, foi abraçado pela comunidade de Cariús e, por conta disso, a associação já começou a colher bons frutos onde receberam a doação de um prédio para montar a sede própria. Hoje a Associação Bote Fé na Juventude conta  com uma equipe de 26 jovens, em sua maioria universitários e professores, desenvolvendo um pensamento novo e consequentemente ações novas na busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

A Associação

A Associação Bote Fé na Juventude surge do desejo da juventude se organizar enquanto entidade. Esse desejo era um sonho muito antigo que foi surgindo a partir dessa necessidade de organização dos jovens da cidade de Cariús-Ce.
 Em novembro de 2011, imbuídos do espírito da Jornada Mundial da Juventude, representantes de diversos grupos reúnem-se advindos de movimentos sociais da Igreja e de outros setores. Percebendo a necessidade de evangelizar, mas de também gerar dignidade para a população cariuense e da região, o grupo foca seus trabalhos em atividades de promoção social, educação e cultura. 

Em janeiro de 2012 foi eleita a diretoria para um mandato de dois anos, sendo eles: Wesley Rodrigues (Presidente), Cosma Viana (Vice-presidenta), Marília Gomes (Secretária Geral), Whesley Pereira (Tesoureiro Geral), Damião Viana (Coordenador de Projetos) e Bruno Barros (Coordenador de Formação Profissional). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário