domingo, 21 de abril de 2013

Controle Social: Educação realiza mobilização nas escolas de Iguatu

Alunos participam da eleição do grêmio estudantil

Nas últimas duas décadas, o Brasil passou por uma ampla reforma educacional. A reforma abrange o sistema curricular e a avaliação, sem, entretanto, articulá-la com um sistema de financiamento, que, no conjunto, poderia redundar em um sistema nacional de educação. A reforma educacional buscou desconcentrar as tarefas educacionais e impingiu um controle sobre o fluxo escolar, destacando-se a universalização do ensino fundamental. Nesse contexto o Controle Social na Educação vem fazendo um grande diferencial no aspecto da gestão escolar num modelo participativo entre alunos, escola e família. 

E nesta última sexta-feira (19), a Prefeitura de Iguatu, através da Secretaria da Educação realizou o chamado dia “D” de mobilização, coordenado pelo setor de Gestão Escolar. O evento abrangeu todas as escolas da rede municipal de ensino o que foi chamado de Dia “D” de Mobilização do Controle Social da Educação de Iguatu.

O dia de mobilização foi iniciado às 7h e terminou às 17h. A abertura aconteceu na Escola Elze Limaverde onde os alunos participaram atividade das ações do evento. A escolha do grêmio estudantil é uma dessas ações. Durante todo o dia a secretaria envolveu um público de mais de 5.000 pessoas entre alunos, pais, professores, grupo gestor, servidores e sociedade civil caracterizando a construção de uma gestão democrática no espaço escolar para efetivação de uma Educação de Qualidade.

O Dia “D” de Mobilização do Controle Social realizados nas escolas teve como ação a eleição, através do voto direto representante dos seguintes colegiados: Eleição do Grêmio Estudantil de cada escola, escolha do Conselho Escolar, Reestruturação da Comissão Contra os Maus Tratos, escolha de representantes para participar da eleição do CAE-Conselho de Alimentação Escolar, escolha de representantes para participar da eleição do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB-Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação e  escolha do representante para participar da composição da Comissão de Gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário