sábado, 27 de abril de 2013

Faculdade de Direito da UFC destaca-se em 5º lugar no exame nacional da OAB

Prédio da Faculdade de Direito da UFC

A Universidade Federal do Ceará (UFC) alcançou o quinto (5º) lugar no exame nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O ranking, obtido entre instituições de ensino superior públicas e privadas, refere-se ao maior número de aprovados entre os inscritos de cada faculdade no IX Exame de Ordem Unificado. Em primeiro lugar, ficou a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto.

Dos 114.763 candidatos que participaram do exame em todo Brasil, somente 10% (11.820) obtiveram êxito. A UFC inscreveu 118 estudantes do 9º e 10º semestres do curso e atingiu aprovação de 63,79% (74) dos alunos. 

Diretor da Faculdade de Direito da UFC desde 2011, Cândido Albuquerque atribui o sucesso do curso à preocupação constante de manter a faculdade sempre em sintonia com o seu tempo. 

Na relação das 50 faculdades brasileiras que mais aprovaram no IX exame da OAB pelo número de escritos, além da UFC, somente uma outra faculdade cearense aparece na  lista. Trata-se da Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA. Ela aparece em 49º lugar, com 36, 14% de aprovação.

O exame da OAB é obrigatório a todos os profissionais que desejam advogar, de acordo com o professor Cândido. Ele é realizado de duas a três vezes por ano, desde 2010, quando se decidiu pelo teste nacional. Em anos anteriores,  cada secção estadual realizava o exame separadamente.

Ranking

1 -  Universidade de São Paulo (USP) / Ribeirão Preto:  76% de  aprovação
2 - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): 75,28% de aprovação
3 - Universidade do Estado da Bahia (UNEB):  69,57% de aprovação
4 - Universidade de São Paulo (USP) / São Paulo: 64,42%  de aprovação
5 - Universidade Federal do Ceará (UFC):  63,79%

Fonte: O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário