domingo, 21 de abril de 2013

Humor e cordel: Chegou mais um “O Direito de Rir VI”

Giovani de Oliveira

O escritor Giovani de Oliveira está com um novo livro que saiu "quentinho do forno". Para ele, esse é um dos melhores da série o "Direito de Rir". Hoje já se vão seis edições fazendo o povo de Iguatu, do Ceará e do Brasil a sorrir, através de tantas histórias colhidas "aqui e ali", recontadas através de personificações do cotidiano do Iguatu "moleque", do Iguatu da brincadeira e da diversão. O cearense, como dizem os humoristas, riem até da própria desgraça e nesse contexto, Giovani vai buscar no meio do povo, os fatos pitorescos vivenciados por esses populares. 

Nesse livro VI, o autor destaca dois personagens que segundo ele, surgiu através das conversas diárias com as pessoas da sua convivência. Os personagens Chico Catraca, intitulado como grande filósofo com frases de estrutura pensando comparadas a Platão, o filósofo grego e Maria Taboca, onde no livro retrata de forma engraçada, a sua origem. No Direito de Rir VI, Giovani permeia os fatos engraçados, as piadas contadas com muita dose de regionalismo com as "tiradas clássicas" ou as frases antológicas, de autores consagrados e celebridades num comparativo filosófico-humorístico de Chico Catraca e ainda dar para se deleitar com algumas histórias em literatura de cordel. 

Capa do livro idealizado pelo seu filho Leonel 
De acordo com Giovani de Oliveira, já existe uma data para lançamento em Fortaleza, no Ideal Clube, no próximo mês de maio, dia 17 e em seguida está sendo agendado o lançamento em São Paulo. O evento em Iguatu para lançar o seu livro ainda está sendo escolhida uma data onde os iguatuenses poderão apreciar a leitura do riso fácil, do humor e verve literária do autor.

O livro tem a apresentação do presidente da Fecomercio, Luiz Gastão Bittencourt onde  afirma que “o mais importante é o esforço de Giovani de Oliveira em valorizar a cultura e as tradições do Ceará e da região Nordeste”, e foi prefaciado por Rosa Virginia Veras Frota, pedagoga. A idealização, ilustração e concepção da capa foram feitas pelo filho do Giovani, Leonel Olimpio e amigos. 

Para o autor, esse ”O Direito de Rir VI eu considero como um dos melhores que já fiz e acho que atinge um público que considero fiel ao trabalho que faço. Achava que essa série do Direito de Rir não chegasse tantas edições, mas sempre quando estou concluindo um novo trabalho, já aparece muitas histórias que acabo reunindo para um próximo livro e assim, estamos sempre dando continuidade a esse trabalho”, afirmou Giovani.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário