domingo, 21 de abril de 2013

Organização Mundial da Saúde estuda se nova gripe aviária é transmitida entre humanos


Foto: AFP
Especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) estudam na China se o vírus da gripe aviária H7N9 é transmitido entre as pessoas, depois de terem sido registrados os casos de três famílias com mais de um membro aparentemente infectado, embora tenha minimizado na última sexta-feira, em Pequim, os temores de que ocorra uma pandemia.

Antes dos 87 casos de infecção em pessoas registrados na China, a cepa H7N9 da gripe aviária não havia sido transmitida ao ser humano. Este vírus já causou 17 mortes, principalmente no leste do país, em Xangai e nos arredores.

Apesar dos esforços das autoridades, o H7N9 se propagou ao menos a quatro províncias e a Pequim e Xangai, as duas principais metrópoles do país mais povoado do mundo. Embora seu avanço seja lento, a cada dia são anunciados novos casos.

Os “surtos familiares” (vários infectados em uma mesma família) preocupam especialmente os especialistas, já que poderiam ser a primeira prova de uma contaminação entre humanos, uma hipótese temida, já que pode desencadear uma pandemia.

Uma equipe de 15 especialistas estrangeiros encontra-se no local para tentar reunir informação sobre a cepa H7N9. Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário