sábado, 6 de abril de 2013

Prefeito Aderilo Alcântara se reúne com Agentes de Endemias e incentiva no empenho das ações do setor

Desde o dia 1º de abril que a redução drástica no número de agentes de controle de endemias em Iguatu vinha preocupando a Secretaria de Saúde do município por conta da dificuldade de atuação da equipe no controle de doenças como a dengue. O setor de controle de endemias do município de Iguatu que é coordenado pelo Dr. Ernani Bezerra vem fazendo um grande trabalho nos últimos anos no combate a vigilância e controle de vetores, no município. Em função da impossibilidade de realizar o trabalho por conta de decisão judicial que proibiu o município de contratar servidores a partir do mês de abril, esse serviço acabou ficando comprometido pela carência de agentes de controle de endemias.
 
Para buscar uma solução rápida, o prefeito Aderilo Alcântara, após cumprir determinação da Justiça, convocou os aprovados no concurso público, mas com número insuficiente de aprovados teve que sensibilizar o Ministério Público, para que houvesse a possibilidade de novas contratações.
Depois de um novo Termo de Ajuste de Conduta, a administração pública de Iguatu pode contratar os agentes de controle de endemias que voltou a atuar desde a sexta-feira (05) atendendo as mais de 34 mil residências cadastradas no município. De acordo com Dr. Ernani, havia uma preocupação muito grande por conta do número de servidores que já era reduzido desde o ano passado com uma quantidade inferior a realidade necessária. Segundo ele, o quadro de agentes chegou a ser reduzido em 90% do quadro efetivo por conta da realização do concurso e da determinação da Justiça de não poder contratar servidores temporários. A preocupação ainda era maior por conta de surtos de dengues que estão acontecendo nos municípios vizinhos. “Hoje, nos temos 23 agentes que trabalham na pesquisa e tratamento focal, temos ainda 5 supervisores que fazem o acompanhamento por turma para o apoio técnico. A real necessidade nossa seria de 34 agentes para atender todas essas residências cadastradas para está dentro da norma de atendimento do Ministério da Saúde.
 
Visando incentivar o trabalho dos agentes, o prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara esteve reunido com todos os agentes, no Núcleo de Controle de Endemias juntamente com o coordenador, Dr. Ernani Bezerra onde, na ocasião, o prefeito explicou a situação junto à Justiça, mas que através da sua ação conseguiu fazer com que o setor nçao ficasse desprotegido e a equipe estivesse de volta ao trabalho preventivo que é feito nas residências.

“Os agentes de controle de endemias, dão uma contribuição significativa de melhoria para a saúde no município de Iguatu, onde exercem um trabalho importante para diminuir a incidência de doenças, principalmente contra a dengue”, afirmou Aderilo.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário