quarta-feira, 24 de abril de 2013

Secretaria de Desenvolvimento Agrário instala Comitê da Água em Iguatu

Comitê formado em Iguatu

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) instalou oficialmente os Comitês Municipais do Programa Água para Todos em 28 municípios da Região do Cariri e outros 14 municípios do Centro Sul e Vale do Salgado.

Pela manhã, no auditório do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFCE) de Juazeiro do Norte, aconteceu a solenidade de instalação dos Comitês na Região do Cariri. Serão construídos 140 sistemas de abastecimento d'água, com investimento de R$ 919,915 mil. Para o coordenador de agricultura e abastecimento de Juazeiro do Norte, Cicero Roberto Sampaio, "o desafio dos municípios beneficiados é apresentar novos e bons projetos de abastecimento d'água para as nossas comunidades para que contemos com a parceria do Governo, através da SDA, para universalizar o acesso à água nas nossas comunidades".

A tarde, a solenidade aconteceu em Iguatu, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e reuniu representantes dos 28 municípios do Centro Sul e Vale do Salgado beneficiados com outros 140 sistemas de abastecimento d'água.

O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, reconheceu a iniciativa do secretário Nelson Martins de fortalecer as parcerias entre a SDA e os municípios. "Desta forma, os prefeitos têm como identificar as suas necessidades no que diz respeito ao desenvolvimento agrário e buscar o apoio da SDA e da Ematerce para concretizar esses projetos", afirmou.

A Empresa Nova Delly será a responsável pelo trabalho de ação social e concepção dos sistemas de abastecimento. O representante da empresa Olympio Queiroga, destacou que os Comitês Municipais já identificaram as famílias que poderão ser beneficiadas. "Já vamos encaminhar os primeiros projeto para licitação", confirmou.

O coordenador de Programas e Projetos Especiais da SDA, Wanderley Guimarães, considera o Programa Água Para Todos um dos mais democráticos já desenvolvidos pela SDA. "Tanto os municípios, como a sociedade civil participam da indicação das famílias beneficiadas, através do Comitê Municipal, daí a nossa certeza de que este programa vai alcançar seus objetivos".

O secretário Nelson Martins destacou que os sistemas de abastecimento vão permitir às famílias beneficiadas acesso à água de qualidade. "As famílias terão mais saúde e ainda poderão utilizar esta água para a produção agrícola".

O secretário Nelson Martins comemorou ainda o fato do Ceará está se tornando referência no Programa Água para Todos. "O Ministério da Integração Nacional vai copiar o modelo do Sistema de Saneamento Rural (SISAR) do Ceará na execução do Programa Água para Todos em outros estados", enfatizou o titular da SDA. A meta é que até o final de maio, pelo menos 100 projetos já estejam prontos para serem encaminhados para licitação. Fonte: Assessoria da SDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário