sábado, 6 de abril de 2013

Secretário de Cultura do Estado visita Iguatu e conhece equipamentos da Secretaria Municipal

Aderilo Alcântara expõe projetos da Cultura para secretário
O secretário de Cultura do Estado, professor Francisco Pinheiro esteve nesta sexta-feira, no período da tarde, visitando a estrutura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Na oportunidade, o secretário estadual foi recebido pelo prefeito Aderilo Alcântara e pela secretária municipal, Diana Mendonça. Professor Pinheiro conheceu as instalações da Escola de Música Humberto Teixeira e visitou o Teatro Municipal Pedro Lima Verde em seguida se reuniu com o prefeito de Iguatu para tratar sobre projetos de parcerias com o município para o setor.
 
De acordo com o secretário de Cultura do Ceará, Iguatu é um município privilegiado pela excelente estrutura que tem de equipamentos que movimentam a cultura no município. Além disso, ele afirmou que o município não faz eventos esporádicos, mas já existe em Iguatu um calendário fixo de eventos grandiosos que são desenvolvidos a partir das ações culturais que envolvem toda a comunidade.
 
Profesor Pinheiro e Aderilo visitaram setores da Cultura
Professor Pinheiro disse que a Secult fechou o balanço do Edital de Mecenato em 2012 com o recorde de captação dos recursos provenientes da renúncia fiscal. O volume de recursos captados pela Lei de Incentivo a Cultura chegou a mais de R$ 12 milhões, representando um acréscimo de 62% em relação aos R$ 7 milhões e 500 mil de 2011.

“Esse acréscimo seu deu com a ampliação do número de empresas apoiadoras, que passou de seis em 2011, para quinze”, sinalizou Pinheiro. O Edital do Mecenato passou dos 40% da utilização dos recursos provenientes de renúncia fiscal para 84,30%. “Havia uma concentração de projetos nas mãos de um pequeno grupo de proponentes e um número reduzido de empresas apoiadoras. Com os ajustes feitos pela Comissão Estadual de Incentivo a Cultura, como a indicação no Edital para o proponente entregar o projeto com uma carta de intenção que é o documento emitido pela empresa acenando à Comissão a disposição de apoiar os projetos, o objetivo foi elevar ainda mais o percentual de utilização do volume financeiro proveniente da isenção fiscal”, afirmou Professor Pinheiro.
 
Para Aderilo Alcântara foi muito proveitosa a visita do secretário Pinheiro, onde segundo ele, “foi possível mostrar como está a aplicação das ações do município para o segmento cultural envolvendo nossos equipamentos e principalmente a juventude participativa dessas ações. Precisamos firmar ainda mais essa parceria entre o município e o Estado para que as políticas públicas de incentivo à cultura seja cada vez mais fortalecida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário