sábado, 13 de abril de 2013

Secretário Nelson Martins anuncia ações de convivência com a seca

Nelson Martins (SDA) anuncia ações de combate à seca

O secretário Nelson Martins apresentou aos prefeitos municipais as ações que a Presidenta Dilma Rousseff anunciou durante a visita a Fortaleza, no último dia 2 de abril. Elas serão executadas no Ceará em parceria com o Governo do Estado e as Prefeituras.

Até o final de maio, deverão chegar ao Ceará 49 mil toneladas até o final de maio, conforme avisou a presidente Dilma Rousseff. A maior parte virá pelo Porto do Pecém, enquanto o restante será transportado por caminhões. Segundo o secretário Nelson Martins, o milho será distribuído aos pequenos produtores rurais, obedecendo ao cadastro da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “Mas será uma grande quantidade de milho, por isso até os grandes produtores poderão ser contemplados”, afirmou o secretário.

A distribuição do milho ocorrerá através da Transnordestina, em duas linhas, cada uma atendendo 11 polos que repassarão os grãos aos demais municípios, dividido por vagões. Na linha Sul, os pontos de entrega ficam em Baturité, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Acopiara, Iguatu, Lavras da Mangabeira, Aurora, Missão Velha e Juazeiro. Já o eixo Norte vai de Fortaleza a Ibiapaba e chega a Croatá, Itapipoca, Miraíma, Sobral, Cariré, Reriutaba, Ipu, Nova Russas e Crateús.

O secretário Nelson Martins ressaltou que o Ceará foi o estado que mais recebeu repasse de milho do Governo Federal, um total de 81 mil toneladas no ano passado e 18 mil este ano.

O secretário Nelson Martins destacou ainda o governador Cid Gomes já autorizou R$ 53 milhões para serem investidos em sistemas de abastecimento de água desde o ano passado. "Só na parte de projetos estruturantes, o Governo do Estado já conseguiu negociar com o Governo Federal R$ 600 milhões", complementou.

Além disso, para 2013, estão previstos investimentos na instalação de cisternas de placas e quintais produtivos em comunidades rurais. “Nós vamos também iniciar as obras dos sistemas de abastecimento d’água com recursos dos Projetos São José III e Água para Todos”, enfatizou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário