sexta-feira, 26 de abril de 2013

Senador Aécio Neves apresenta projeto que acaba com reeleição presidencial

Aecio Neves, senador de Minas Gerais

O senador Aécio Neves (PSDB) irá apresentar um Projeto de Lei que extingue a reeleição presidencial, de governadores e prefeitos, e que amplia o mandato do político eleito de quatro para cinco anos. A ideia do pré-candidato à Presidência da República polemiza e altera o atual cenário político, além de afetar a si mesmo caso eleito.

Caso a proposta seja aprovada, a regra passa a valer já para os vencedores do pleito de 2014, impondo ajustes aos mandatos atuais de senadores e deputados, ampliando-os para forçar a coincidência nas eleições seguintes e fixando-os nos mesmos cinco anos estabelecidos para Presidente da República.

Aécio não esconde a convicção de que os quatro anos previstos na legislação vigente são insuficientes para uma gestão eficiente de um País ou Estado, já sobre a reeleição, ele afirma que a segunda metade do mandato condiciona à campanha eleitoral, submetendo o governo e, por extensão, a população, a uma gestão distanciada dos reais interesses do País.

Mesmo com o objetivo de garantir aprovação da proposta, Neves afirma está ciente da dificuldade que seria emplacar um projeto desses no Congresso. No entanto o senador tem seus motivos para entrar nessa batalha e acha que a proposta lhe dá cacife para campanha de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário