sábado, 18 de maio de 2013

IFCE certifica participantes de dois importantes programas de extensão



Diretor Dijauma abriu a solenidade
O prefeito de Iguatu, Aderilo falou para os participantes
Dois importantes projetos de extensão implantados no IFCE – campus de Iguatu foram concluídos com a entrega de certificação das primeiras turmas dessas capacitações. A solenidade aconteceu na última quarta-feira (15). A oportunidade foi dada às 51 mulheres que faziam parte do Programa Mulheres Mil que tem como objetivo promover a formação profissional e tecnológica de mulheres desfavorecidas das regiões Nordeste e Norte. A meta é garantir o acesso à educação profissional e à elevação da escolaridade, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões. As participantes dessa primeira turma receberam capacitação na área de panificação. 

Outro programa que tem também um relevante trabalho social é o CID-Centro de Inclusão Digital que capacita pessoas da terceira idade no curso básico de informática. O CID funcionou com apoio do Governo Federal que financia bolsas de monitoria ao projeto, fomentando a extensão tecnológica nas unidades da rede federal de ensino profissional. No campus de Iguatu do IFCE, as atividades tiveram início em setembro de 2012, voltadas para a terceira idade, para toda a comunidade e para professores da rede municipal de ensino. O CID capacitou 38 pessoas. 

A festa de encerrando dessa primeira etapa aconteceu no Salão Nobre, unidade Areias e contou com a presença do prefeito municipal de Iguatu, Aderilo Alcântara, do pró-reitor de Gestão de Pessoas do IFCE, Ivam Holanda, da pró-reitora de Extensão, Zandra Dumaresq. A solenidade foi presidida pelo diretor geral, Professor Dijauma Honório. 
De acordo com o diretor, professor Dijauma, “esses momentos são importantes demais para a instituição que estamos vendo na prática as ações de extensão do campus com dois cursos que tem um longo alcance social. São cursos que aparentemente demonstram ser simples, mas tem uma grande importância porque é o início de uma transformação na vida das pessoas participantes”. 

O programa CID oferece cursos de informática básica
O IFCE de Iguatu também realizou no dia seguinte a certificação de alunos participantes do Centro de Inclusão Digital da comunidade de Boa Vista, no município de Mombaça. Nessa localidade também funciona um polo do programa de extensão para inclusão digital de pessoas da própria comunidade. Essa ação fez com que muitos moradores pudessem ter acesso às novas tecnologias de comunicação. 

O prefeito Aderilo Alcântara fez questão de participar da solenidade onde na oportunidade parabenizou mais essa ação importante do IFCE e reafirmou o compromisso de manter a parceria entre o município e o IFCE de Iguatu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário