quinta-feira, 2 de maio de 2013

O prefeito Aderilo Alcântara entrega contratos de agricultores conveniados com o Programa de Aquisição de Alimentos

Aderilo assina convênio para aquisição de alimentos 


O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara esteve reunido com agricultores do município de Iguatu para assinatura de convênio para o PAA. Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal em parceria com os municípios brasileiros e esse convênio foi feito pela Prefeitura de Iguatu que visa colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar no fornecimento de 30% cuja determinação do Governo Federal é aplicar esse percentual dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) na compra de gêneros cultivados por produtores da agricultura familiar.

Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

Aderilo tem mostrado que tem compromisso com o homem do campo
A solenidade de assinatura de contrato entre os agricultores da Agricultura Familiar e o prefeito Aderilo Alcântara aconteceu neste dia 1º de Maio, no auditório da Escola de Música Humberto Teixeira. Mais de 100 agrilcutores compareceram ao evento que contou com a secretária de Educação Benildes Uchoa, da secretária de Assistência, Gerlania Bezerra, além de representantes da categoria dos trabalhadores rurais, coordenação do Conselho de Segurança Alimentar e demais autoridades. 

De acordo com a secretária Benildes Uchoa, da Educação, a lei Nº 11.947/09 determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo FNDE para alimentação escolar, na compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações. A aquisição de gêneros alimentícios é sempre realizada, no mesmo município das escolas. 

Para o prefeito Aderilo Alcântara, ações como esta feitas pela Prefeitura de Iguatu através da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, busca atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar dos estudantes e por outro lado também valoriza a produção do homem do campo para os produtores da agricultura familiar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário