sábado, 18 de maio de 2013

Prefeitos da região assinam contrato do Consórcio Regional de Saúde



Aderilo é o presidente do Consórcio Regional  de Saúde
O avanço para inauguração da Policlínica de Iguatu ganha força a partir da assinatura dos contratos dos 10 municípios que fazem parte do Consórcio Regional de Saúde. Iguatu, Acopiara, Catarina, Mombaça, Jucás, Cariús, Saboeiro, Quixelô, Piquet Carneiro e Irapuan Pinheiro fazem parte desse novo sistema que vai aglutinar recursos desses municípios para que através de rateio, seja feita o custeio para funcionamento da Policlínica. A reunião do Consórcio Regional de Saúde aconteceu na segunda-feira (13), no Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado e foi conduzida pelo secretário de Saúde do Ceará, Arruda Bastos. De acordo com o secretário estadual de Saúde, a data de inauguração será marcada assim que o prefeito de Catarina assinar o referido contrato. 

Secretário da SESA ao lado dos prefeitos da região
Aderilo Alcântara, prefeito de Iguatu é o presidente do consórcio que juntamente com os prefeitos, Expedito José (Piquet Carneiro), Raimundo Luna (Jucás), João Gilvan (Cariús), Marcone Ferras (Saboeiro), Fatima Gomes (Quixelô), Dr. Vilmar (Acopiara), Ecildo Filho (Mombaça), Dr. Rafael (Catarina), Rizoleta Moreira (Irapuan Pinheiro) assinaram os contratos, com exceção do prefeito de Catarina que pediu vistas ao novo contrato onde ele deu um prazo ao secretário Arruda Bastos para dar um parecer favorável ao contrato, nos próximos cinco dias. 

Cada um dos 10 municípios estará repassando recursos de acordo com seu potencial de arrecadação, assim como a quantidade de procedimentos também será de acordo com cálculos baseados na população das cidades. Com isso, que arrecada mais vai pagar bem mais e em contrapartida, vai ter um número maior de procedimentos, seja com consultas e exames.  O município de Iguatu, por exemplo, baseado nos números da planilha de custeio, vai destinar mais de R$ 100 mil nesse rateio, mas vai ter mais de 12 mil procedimentos por mês. Dos mais de R$ 600 mil gastos para manter o funcionamento da Policlínica mensalmente, 40% desse valor serão custeados pelos municípios e 60% serão bancados pelo Governo do Estado. 
Arruda Bastos explicou detalhes da Policlínica

O contrato também assinado pelos prefeitos, diz respeito à regionalização do CEO-Centro de Especialidades Odontológicas que vai passar a receber recursos do estado para sua manutenção. O CEO de Iguatu é um dos poucos no Ceará que é mantido pelo município e agora vai contar com o custeio feito em parte pelo governo estadual e parte pelo consórcio regional. O sistema de rateio é o mesmo utilizado pela policlínica.

A Policlínica Tipo II
Além de médicos especialidades nas áreas de cardiologia, gastroenterologia, urologia, ginecologia, mastologia, oftalmologia, traumato-ortopedia, otorrinolaringologia, clínica geral, cirurgia geral, a população receberá atendimento dos profissionais de enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem, psicologia, nutrição e psicologia e serviço social. Entre os exames que serão feitos estão a mamografia, endoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, audiometria, ultrassonografia, ergometria. O atendimento em marcações de consultas é todo feito através do sistema online onde o paciente não necessitará de chegar em horários pela madrugada e nem ficar em filas de espera. Cada paciente ao chegar na Policlínica terá a sua consulta ou exame devidamente agendado. 

Para o presidente do consórcio, prefeito Aderilo Alcântara, “esse é um momento histórico quando nós que somo os atuais prefeito que fazem parte dessa regional de Saúde só temos é que unir forças para juntos construímos uma saúde com mais qualidade e rapidez no atendimento à população, por isso quero conclamar a todos os outros colegas prefeitos que a gestão do consórcio não é só minha, mas é de todos e, para isso, estarei sempre à disposição dos outros municípios para juntos fazermos valer o funcionamento desses importantes equipamentos”, afirmou Aderilo Alcântara.

O prefeito de Iguatu, estava companhado do secretário Executivo Municipal de Políticas Públicas para a Saúde, Dr. Joab Soares de Lima e do Secretário Adjunto de Comunicação, Fernandes Neto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário