quinta-feira, 6 de junho de 2013

Secretário de Cultura do Estado visita Iguatu e reúne-se com Aderilo Alcântara trazendo o projeto Agente de Leitura

Professor Pinheiro e Aderilo estreitam os laços de parceria
O município de Iguatu foi contemplado com o programa Agentes de Leitura, da Secretaria de Cultura do Estado. A notícia foi dada pelo próprio secretário, Francisco Pinheiro, que esteve reunido nesta quinta-feira (06), com o prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, na Secretaria de Cultura do Município. A solicitação do prefeito de Iguatu foi prontamente atendida e hoje Iguatu acabou sendo beneficiado com esse projeto. 

De acordo com Aderilo Alcântara, "esse projeto tem uma importância muito grande para melhorar o acesso das crianças e dos jovens à leitura, através do Agente da Leitura. Nós teremos cinco agentes que irão atuar principalmente na zona rural, onde o acesso à prática da leitura é mais difícil". 
Projetos para o setor de Cultura são debatidos no encontro

O projeto 

O Projeto Agentes de Leitura do Ceará, pioneiro no Brasil, é, originalmente, uma ação da Secretaria de Cultura do Estado/SECULT junto ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza/FECOP, que, desde 2006, vem promovendo a democratização do acesso ao livro e à leitura por meio de diversas atividades mediadoras ancoradas em acervos bibliográficos que, mais tarde, são integrados ao acervo das bibliotecas públicas municipais e/ou comunitárias. 

No Projeto, cada Agente acompanha o processo leitor de 25 famílias por ele cadastradas, dentre as escolhidas pelas secretarias municipais de Educação, em 41 municípios em 188 localidades de grande vulnerabilidade social no interior do Estado, determinados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza/FECOP, com base nos critérios técnicos e no Índice de Focalização dos Agentes de Leitura/IFAL elaborados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará/IPECE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário