sábado, 20 de julho de 2013

Obra do canal do sítio Serrote feito pelo prefeito Aderilo vai gerar emprego e renda para agricultores

O canal vai servir para irrigar mais de 500ha
O prefeito Aderilo Alcântara esteve se deslocando para a Comunidade de Serrote, na última segunda-feira (15), no horário da noite para apresentar aos agricultores, durante uma reunião, a sinalização do início da obra para revitalizar um canal que vai beneficiar os agricultores do local. 

Segundo o prefeito Aderilo Alcântara, o serviço vai ser feito por uma máquina retroescavadeira de maior porte para abrir um canal na localidade de Serrote para que os agricultores possam irrigar o plantio de arroz. 

A abundância da água gera riqueza para o produtor rural
Essa reivindicação já tinha sido feita pelos agricultores e também pelos vereadores que representam toda aquela região como Ronald Bezerra, Eliane Braz, Pedro Lavor, Antonio do Carmo, João Lázaro e Louro da Barra. Durante a reunião Aderilo já informava que a máquina já estava em Iguatu e que o serviço iria começar assim que a prancha (caminhão que transporta esse tipo de equipamento) tivesse disponível para ir deixar a retroescavadeira na localidade e esse tempo seria de apenas dois dias no máximo. 

O prazo estabelecido pelo prefeito Aderilo foi cumprido e a máquina chegou na localidade nesta quinta-feira, dia 18 e na manhã desta última sexta-feira deu início ao trabalho de desobstruir um canal existente numa área de várzea do Açude Orós. Em função das águas do açude estarem baixas fica disponível para os agricultores uma boa faixa de terra agricultável de muita fertilidade. São mais de 500 hectares de terras utilizadas para o plantio de arroz e outras culturas. Nesse período, a comunidade de Serrote emprega mais de 200 famílias na mão de obra do preparo da terra, plantio e colheita da produção. Além de arroz, eles ainda plantam milho, feijão e sorgo. 
O plantio de arroz é feito manualmente

De acordo com Francisco José, produtor de arroz, “só é possível conseguir toda essa área para plantar se nós tivermos o canal alargado e desobstruído e graças ao prefeito Aderilo que esse benefício está chegando porque é um canal que vai servir para todos nós que somos produtores aqui nessa área. São muitas as famílias que precisam desse canal, que agora está sendo recuperado, pois vários produtores terão que irrigar suas áreas plantadas e só assim vamos ter água com mais fartura e mais perto da plantação. Se não fosse esse serviço feito por Aderilo não teríamos como produzir”.  

O produtor Eudes já começa a colher o que produz
Francisco Eudes é outro produtor que diz está satisfeito com a obra de desobstrução do canal de irrigação do Serrote e, segundo ele, “essa á uma área muita rica, com muita produção e o canal estava totalmente sem condições de passar água para que nós pudéssemos irrigar toda essa plantação”. Ele disse que a terra já está pronta para o plantio e esse serviço está sendo feito pelos agricultores da região. “O bom disso tudo é que muitas pessoas tem a possibilidade de trabalhar e sustentar suas famílias”, garante Eudes.
  
O trabalho que está sendo feito na área de plantio do Serrote vai durar em torno de 20 dias onde o canal vai ficar totalmente desobstruído e assim conseguir captar água do Açude Orós produzindo riquezas para os produtores em geração de emprego e renda. Além desse benefício, a comunidade também está recebendo o serviço de melhoria na estrada que liga à cidade de Iguatu através do Programa de Recuperação das Estradas Vicinais do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário