sábado, 27 de julho de 2013

Secretaria de Educação de Iguatu realiza processo de seleção para bolsistas do Programa Brasil Alfabetizado

O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. 
Desse total, 90% localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa, por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal.

Além do pagamento de bolsas aos alfabetizadores e coordenadores de turmas, o MEC/FNDE repassa recursos financeiros aos estados e municípios, por meio de transferência automática, para financiamento das seguintes ações: formação de alfabetizadores, aquisição de gêneros alimentícios para a merenda e, também, de materiais escolares, pedagógicos, didáticos e literários,  e de apoio ao professor em geral. 

O Brasil Alfabetizado atendeu 9,9 milhões de jovens e adultos desde sua criação até 2008.Naquele ano,  a União aplicou R$ 245,8 milhões no programa. Em 2009,   cerca de 2 milhões de alfabetizandos devem ser atendidos. 

O processo de seleção para alfabetizadores e coordenadores do município de Iguatu terá início no próximo dia 30 de julho onde as pessoas interessadas devem comparecer à Secretaria de Educação de Iguatu até o dia 05 de agosto, prazo final para realização das inscrições levando documentação pessoal e profissional. Além disso, o interessado deve também levar uma lista com os nomes de alunos da turma tendo um número mínimo de 15 estudantes para zona urbana e 08 para alunos da zona rural. 

 A Prefeitura Municipal de Iguatu, através da Secretaria Municipal da Educação torna público o Processo de Seleção Simplificada para Alfabetizadores e Alfabetizadores-Coordenadores de turmas do Programa Brasil Alfabetizado.

Para participar do processo público, existem alguns critérios determinados pelo MEC, através da resolução de Nº 44/2012. No artigo 8º trata exatamente sobre esses critérios sinalizando que a seleção dos alfabetizadores, alfabetizadores-coordenadores de turmas e tradutores-intérpretes de Libras pelos EEx deverá ser realizada por intermédio de chamada pública. 

Serviço:
Secretaria de Educação de Iguatu
Rua Floriano Peixoto, S/N - 1º Andar
Fone: (88) – 3581-4806 

Nenhum comentário:

Postar um comentário