quinta-feira, 18 de julho de 2013

Vaticano divulga agenda do Papa Francisco no Brasil

O Papa vai ter uma agenda cheia
Durante coletiva de imprensa realizada na Santa Sé, o porta-voz do Vaticano, frei Federico Lombardi, detalhou a programação do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude no Rio. O Papa usará um carro fechado nos deslocamentos mais longos e o papamóvel será usado em trechos mais breves. O Papa Francisco pediu adaptação da agenda elaborada para o Papa Bento XVI, de maneira a incluir visita ao santuário de Aparecida, no interior de São Paulo e a uma favela carioca.

Segundo Frederico Lombardi, a peregrinação a Aparecida ou mesmo a visita à favela, ao hospital e o encontro com o Comitê do Celam não estavam no calendário no primeiro projeto de viagem, mas o programa foi enriquecido por ulteriores eventos com a mudança de Pontificado.

Na segunda-feira, dia 22 de julho, haverá um encontro com os jornalistas ainda durante o voo. Lombardi disse que o encontro será diferente, pois não vai acontecer o clássico esquema perguntas-respostas, mas o papa Francisco afirmou que tem a intenção de cumprimentar todos os repórteres.

Para a terça-feira, dia 23 de julho, não estão agendados compromissos. Na quarta-feira, o Papa segue para Aparecida numa intensa programação, que inclui visita à capela Aparecida, à nave d a Basílica, onde será celebrada a missa, e o seminário “Bom Jesus”.No final do dia, o pontífice voltará ao Rio de Janeiro e irá diretamente a um hospital da venerável Ordem Terciária Franciscana.

Na quinta-feira, o Papa Francisco irá à prefeitura abençoar as bandeiras olímpicas logo cedo. Depois, visita a favela Varginha, onde poderá caminhar pelas vielas e encontrará uma família residente. Em seguida, segue para um campo de futebol para um encontro com a comunidade. À tarde, o Papa Francisco terá seu primeiro encontro com os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude em Copacabana.

Na sexta-feira, o Papa irá ouvir as confissões de cinco jovens na Quinta da Boa Vista. Depois, o Pontífice se desloca até o Arcebispado. Da sacada central da residência arquiepiscopal, o Papa recitará o Angeus. Seguirá então para o almoço com 12 jovens. À tarde, verá a Via Sacra.

Já no sábado, o dia começa com uma missa na catedral, com os bispos da Jornada Mundial da Juventude, sacerdotes e seminaristas. Após a missa, o Papa vai ao Teatro Municipal do Rio para um encontro com políticos. O almoço será com cardeais e bispos do Brasil. À tarde, o papa Francisco se descloca para Guaratiba para a Vigília. Ele retorna à residência no Sumaré e na manhã de domingo, às 10h, quando vai participar da missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude. 

Ao final da cerimônia, será anunciado o lugar da próxima edição da JMJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário