sábado, 3 de agosto de 2013

Banda Municipal de Música de Iguatu completa 27 anos fazendo sucesso

Banda de Música Municipal Manoel Ferreira Lima
A Banda de Música Municipal de Iguatu é atualmente formada por um grupo de 32 componentes e é mantida pela Prefeitura Municipal, vinculado à Secretaria de Cultura. Tem como sede a Escola de Música Humberto Teixeira. A Banda de Música foi criada no dia 26 de julho de 1986 e recebeu o nome do maestro Manoel Ferreira Lima, iguatuense, falecido há dois anos, foi um grande compositor, sendo autor de vários dobrados (ritmo de marchas executadas por bandas), inclusive foi o autor da composição de um dobrado chamado “Agenor Neto”, feita ainda na primeira gestão do então prefeito de Iguatu Agenor Neto que ainda hoje é executada pela banda. 

Atualmente a banda é regida pelo maestro Francisco Prudêncio, que está à frente da Banda Municipal há 24 anos. Maestro Prudêncio, entrou na banda como músico, depois passou a ser professor, fez curso de regência assumiu a vaga para reger a banda no lugar do maestro Sargento Rosa.  Ele lembra ainda hoje da primeira apresentação da banda, “ainda hoje lembro da primeira apresentação da banda. Foi no dia 26 de julho de 1986, na Festa da Padroeira Senhora Santana. É por isso que ainda hoje a banda participa das festividades da padroeira, inclusive na procissão de Nossa Senhora Santana, porque ela foi criada exatamente há 27 anos, no dia de Senhora Santana”, afirma Prudêncio.

Foi a partir da Banda Municipal de Música que muitas pessoas se destacaram no cenário da música local, através da experiência adquirida na banda, como os professores da Escola de Música Humberto Teixeira, Michael Prudêncio que é professor de flauta e Suderlan Mendonça, professor de percussão. Eles começaram como aprendizes de músicos e hoje estão na função de professores na Escola de Música. Outro destaque é o atual maestro da banda de música da vizinha cidade de Catarina, maestro Zuilton Ferreira, iguatuense que também aprendeu os primeiros arranjos com o professor Francisco Prudêncio. A banda de Iguatu tem pessoas de várias idades e hoje conta com inclusive com jovens adolescentes de até 12 anos de idade que já começaram a trilhar pelo caminho da música. 

Recentemente a Banda de Música Municipal participou de um festival na cidade de Várzea Alegre tendo vários componentes se destacado no festival pelo talento e a didática utilizada pela banda de Iguatu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário