domingo, 11 de agosto de 2013

Equipe técnica do Samu faz visita para conhecer área de atuação no município de Iguatu


Aderilo com equipe do Estado e autoridades de Iguatu
Uma equipe técnica do SAMU-CE esteve nesta sexta-feira (09) visitando Iguatu para uma vistoria na área onde brevemente estará sendo instalada uma unidade do SAMU no município. A equipe, composta pelos doutores Fabrício Augusto e Neiva Timbó, esteve se reunindo com o prefeito Aderilo Alcântara, o secretário de Políticas Públicas da Saúde, Dr. Joab Soares de Lima e a secretária adjunta de Saúde, Cleivânia Alcântara, além dos vereadores, Louro da Barra, Rogério Costa e João Lázaro, no Hotel Diocesano para debater sobre o assunto. Essa tinha sido uma das solicitações do ex-prefeito Agenor Neto e a cobrança deu continuidade através do prefeito Aderilo Alcântara que esteve em várias reuniões com o secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, tratando sobre a implantação do SAMU em Iguatu. 

Reunião serviu para debater estrutura do SAMU
O SAMU integra a Rede de Atenção às Urgências do Ceará. Com transporte sanitário, qualifica o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência, quando acionado pelo telefone 192. O atendimento de urgência e emergência é realizado em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais de saúde e veículos de salvamento. 

O serviço realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética. Também é acionado para a realização de atendimento pré-hospitalar de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico pré-hospitalar de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios.

Além das ambulâncias, o SAMU vai ter uma aeronave tipo helicóptero para atendimento na região do Cariri e Centro Sul. 

De acordo com a equipe, a previsão de instalação e funcionamento do SAMU em Iguatu deverá ser em torno de seis meses onde Iguatu vai contar com 04 ambulâncias. O Polo 3, no Cariri e Centro Sul, terá uma cobertura de 1.516.626 habitantes de 49 municípios. De acordo com o Ministério da Saúde, os recursos de funcionamento do SAMU são oriundos do Ministério da Saúde que entra com 50%, o Estado participa com custeio de pessoal e manutenção e o município com estrutura local. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário