domingo, 11 de agosto de 2013

Plano de perfuração de poços no Ceará é apresentado pelo Comitê da Seca

O Comitê Integrado da Seca do Ceará terá reunião nesta segunda-feira, a partir das 9h30, na 10ª Região Militar. O objetivo do encontro da semana é apresentar ao exército os planos de trabalho da Sohidra, Cagece, Secretaria de Recursos Hídricos e Secretaria do Desenvolvimento Agrário, com relação à perfuração e recuperação de poços no Ceará.

Na ocasião, o Comitê vai apresentar as prioridades do Estado e o andamento dos trabalhos nos municípios à representantes do Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro com sede em Teresina.

O anúncio da perfuração de poços, como forma de atender emergencialmente, produtores rurais durante a estiagem, foi feito pela Presidente Dilma Rousseff em Fortaleza, no mês de abril. A presidente garantiu ao Exército, R$ 75,3 milhões para novos equipamentos de perfuração de 30 poços por mês. Além disso, Dilma anunciou a perfuração de 1.100 novos poços pela Codevasf e DNOCS, e ainda a recuperação de 1.400 poços, com investimento de R$ 93,3 milhões.

No Ceará, o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), o Exército Brasileiro e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) vão executar a instalação e recuperação de 210 poços, além da construção de outros três poços profundos de grande vazão.

Criado em maio de 2012, o Comitê é formado por representantes da SDA, dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e das Minas e Energia, além do Exército Brasileiro. Participam ainda as secretarias estaduais de Recursos Hídricos, Cidades, Trabalho e Desenvolvimento Social, Cagece, Sohidra, Ematerce e Defesa Civil Estadual, Associação dos Municípios do Estado do Ceará, Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Ceará (Fetraece) e Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec).

Nenhum comentário:

Postar um comentário