domingo, 11 de agosto de 2013

Prefeito Aderilo e vereadores visitam produtores agrícolas da região do sítio Serrote

Aderilo, vereadores e produtores rurais do Serrote
A comunidade do Sítio Serrote em Iguatu recebeu na manhã desta sexta-feira (09), a comitiva do prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara que foi acompanhado pelos vereadores que representam aquela região, Ronald Bezerra, João Lázaro, Louro da Barra e ainda a convite do prefeito de Iguatu, o vereador Rogério Costa também esteve nessa visita. 

O objetivo principal da comitiva foi ver de perto as obras de construção de um canal de irrigação que está sendo utilizado pelos produtores rurais da região. São mais de 3km de canal que recebe água do Açude Orós e já está servindo para os irrigantes da região do Serrote. São mais de 600 ha de terras irrigáveis para produção de arroz, sendo uma das maiores plantações de arroz em toda a região utilizando as áreas na margem do açude. 

Mais de 600 ha serão irrigadas
Atualmente, estão sendo utilizados mais de 12 motores-bombas para o sistema de irrigação que vem desse novo canal feito pelo prefeito Aderilo Alcântara no plantio de arroz que já foi semeado pelos produtores e iniciou o período de germinação das sementes. De acordo com o produtor Francisco José, “essa foi uma oportunidade excelente para nós que somos produtores porque se não fosse o prefeito Aderilo mais de 300 pessoas estavam aqui paradas sem ter o que fazer e com a construção do canal, nós temos água à vontade e terra para plantar e com isso nós temos a esperança de fartura e muita produção”.

Canal feito pela prefeitura beneficia mais de 300 famílias 
Careca, líder comunitário da região é um dos maiores produtores de arroz e se diz muito satisfeito com a obra que veio a beneficiar muitas famílias. “Foi através desse grupo de vereadores que luta pelo nosso povo aqui do Serrote que conseguimos, durante uma reunião com Aderilo, trazer essa máquina para abrir esse canal. Sem esse serviço não teríamos água suficiente para irrigar tanta terra. Temos aqui uma riqueza imensa onde mais de 300 famílias tem a garantia do trabalho e a certeza de uma boa produção”, disse ele.

A bacia do reservatório estende-se por vasta área nos Municípios de Iguatu e de Quixelô. Favorece o cultivo de arroz irrigado no segundo semestre de cada ano, que os produtores denominam de verão. O plantio começa a partir de julho e a colheita ocorre após quatro meses e meio.

A comunidade do Serrote vive momento de alegria 
Nas várzeas do Açude Orós, a cada ano, há uma variação das áreas de cultivo de acordo com o nível da água acumulada. Isso faz com que os produtores se desloquem no período de plantio, arredando terras no entono do reservatório. Essas áreas são verdadeiros celeiros de produção no Ceará no segundo semestre, período em que não ocorre chuva no sertão. No período chuvoso, não dá para plantar nessas áreas que podem ficar alagadas e encobertas, variando segundo intensidade das precipitações. 

O prefeito Aderilo Alcântara afirmou que se faz necessário apoiar os produtores agrícolas porque é uma área significativa de produção onde a geração de alimentos vai ser intensa e com isso há uma criação de fontes de trabalho e renda para aquela população.   

Um comentário:

  1. HISTÓRIA REAL!
    Ficará a critério de vocês divulgarem o meu nome ou não.
    Uma boa tarde a todos que fazem o programa João Inácio show da TV Diário. Sou Maria silvaneide bezerra do santo Sousa a mulher precoce. O que vou contar não é nada de história de conto, é a pura realidade. Nasci aos 19/02/1978 na cidade de Iracema Ceará, moro no distrito de flores Russas Ceará, Rua: João Antônio, Número: 2257 CEP: 62903-000 Fone: (88) 96031788 Site: www.mariasilvaneidebss@hotmail.com, E-mail do face: Mariasilvaneidebezerrass3@hotmail.com.
    Direi até estou em recordes precoce, pois fui moça pela primeira vez aos nove anos. Onde duraram três dias e voltou sendo todos os meses aos doze anos. Perdi a virgindade com o meu namorado que hoje é o meu esposo aos doze anos. Casei gravida e fui mãe aos quatorze anos. O casamento foi realizado aqui no cartório de flores, foi realizado no dia 02/10/1992, fui mãe a primeira vez no dia 10/01/1993. Fiz um períneo aos dizer sete anos por extremas necessidades, no dia 05/10/1995 no conhecido hospital são Raimundo, onde si não mim engano é são Camilo, com a equipe médica Lindenor Andrade maia e Reuber Tadeu vieira e silva. Aos vinte tive que fazer um Cesário com a ligação, pois tinha feito esse períneo e nas minhas gravidezes eu sentia muitos enjoou. Foi realizada a cirurgia do Cesáreo com a laqueadura, no dia 22/10/1998 no mesmo hospital em que fiz o períneo. Sei que já criei quatro contas no livro dos recordes mundiais e fui bloqueada, sei que uma resposta foi bem clara que acharam que era uma brincadeira e que o livro dos recordes é serio. Eu sei que existem muitas dificuldades para as pessoas pobres e de cor, mas como falei ficou claro que acham que é brincadeira. Gostaria que vocês falassem o que vocês acham! É por eu não ser loira e rica? Ou por ser raro e não querem acreditar? Não estou + escutando o programa na Rádio de segunda a sexta, por meu computador não carregar, mais escuto o seu programa aos Domingos na TV Diário... Um grande abraço a vocês especialmente ao João Inácio Junho. Agradece a mulher precoce. 11/08/2013.


    ResponderExcluir