sábado, 3 de agosto de 2013

Vacinação de cães e gatos já pode ser feita na Secretaria de Agricultura do município


Vacinas para cães e gatos serão oferecidas na Secretaria
Vacinar seus animais é um ato que demonstra afeto com os “pets”, mas principalmente cuidado com a saúde pública. No município de Iguatu, só havia um local público que fazia a aplicação diária dessas vacinações, especificamente, contra a raiva. Atualmente o único local disponível para vacinar cães e gatos é no Centro de Controle de Zoonoses, localizado no bairro Fomento, distante mais de 5km do centro da cidade.

Foi pensando em melhorar nesse tipo de atendimento que o secretário de Agricultura e Pecuária do município resolveu em consonância com o prefeito Aderilo Alcântara e em parceria com o Centro de Zoonoses que a partir desta segunda-feira (05),  vai está disponibilizando na sede da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Município, um posto para vacinação diária de cães e gatos contra a raiva animal. Para isso, afirma Dr. Marcone, que a Secretaria treinou uma pessoa especificamente para efetuar as vacinações nos cães e gatos, na sede da secretaria, de segunda à sexta-feira, no horário comercial. 

Sr. Nena (vacinador), Dra. Bruna e Dr. Marcone (secretário)
Para a Dra. Bruna de Freitas, médica veterinária do Centro de Zoonoses, a ideia de disponibilizar mais um local para vacinação de pequenos animais contra a raiva é louvável e chegou no tempo certo porque assim fica mais uma área disponível à população que ficava muito distante do CCZ e com um local dentro da Secretaria, parte da cidade que fica próximo à sede da Agricultura vai ter mais condições de atendimento fora do período de campanhas. Ela afirma que as campanhas acontecem sempre nos períodos de setembro a novembro quando o Estado determina o chamado Dia “D” onde são distribuídos vários pontos de vacinação na cidade e zona rural. “Agora o município vai poder ofertar dois locais com vacinação diária facilitando muitas vezes aos donos de cães e gatos a ter um maior controle de vacinação dos seus animais e assim dando mais qualidade de vida e saúde para eles”, afirmou Dra. Bruna. 

Ela enfatizou a importância da vacinação sempre em dias para os animais de estimação e aproveitou para falar sobre os cuidados que as pessoas devem ter com os seus cães e gatos, mantendo sempre o calendário de vacinação em dias. Segundo ela, o Centro de Zoonoses também disponibiliza o atendimento diário com vacinação desses animais e dar a dica que o CCZ dispõe de animais para doação. De acordo com a Dra. Bruna, existem cães disponíveis no centro para serem adotados e esses animais recebem todo o cuidado necessário para serem acolhidos por uma família que realmente deseja ter um animalzinho de estimação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário