quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará promove evento regional em Iguatu

Profissionais da medicina veterinária
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará (CRMV-CE)  promoveu com o apoio da Secretaria de Agricultura e Pecuária  de Iguatu dois eventos de caráter regional no município. 
No dia 29 de agosto, no auditório da Escola de Música Humberto Teixeira aconteceu o I Fórum de Secretários de Agricultura do Centro Sul do Ceará que contou com a participação de 15 secretários municipais de agricultura. Na ocasião foram discutidos assuntos como a situação dos abatedouros municipais, o controle da inspeção e a fiscalização no abate, as campanhas de vacinação e a implantação do Sistema de Inspeção Municipal que está sendo exigido pelo Ministério da Agricultura e a adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA).

O evento teve como palestrantes o Presidente do CRMV-CE, Dr. José Maria dos Santos Filho, o Dr. José Amorim Sobreira Neto, Diretor de Sanidade Animal da ADAGRI. Na ocasião, os dois palestrantes citaram como exemplo para os demais municípios a iniciativa da prefeitura de Iguatu com a construção de um abatedouro com estrutura moderna e que obteve autorização do Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

O Secretário de Agricultura e Pecuária do Município de Iguatu, Dr. Marcone Sampaio ressaltou a importância do evento e conclamou os colegas secretários a darem o máximo de atenção ao processo de abate de animais e do transporte e armazenamento de produtos de origem animal, concorrendo para a melhoria da qualidade dos produtos ofertados à população.

Outro evento aconteceu no auditório da OAB, subseção de Iguatu com o I Seminário de Responsabilidade Técnica em Medicina Veterinária da Região Centro-Sul. Neste evento foram várias palestras abordando temas como a ‘Anestesia na Eutanásia e Abordagem básica à Radiologia Veterinária’, proferida pelo Médico Veterinário, Dr. Rodrigo Macambira, do Rio de Janeiro. Outro tema discutido foi a ‘Responsabilidade Técnica nos Matadouros Públicos’ que teve como palestrante, o presidente do CRMV-CE.  ‘RT nos estabelecimentos agropecuários e granjas’ ministrado pelo presidente do CRMV do Estado de Mato Grosso , o Dr. Verton  Silva Marques e, em seguida, “RT nos consultórios, clínicas e Pet Shops” pela palestrante Dra. Ana Elisa Fernandes de Almeida, presidente do CRMV do Estado da Bahia. O evento foi encerrado com uma mesa redonda onde foram abordados assuntos de interesse da categoria e contou com a presença de 62 veterinários de todo o Estado do Ceará.

No transcorrer do Seminário, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Município, Professor José Roberto Duarte compareceu ao auditório da OAB representando o Prefeito Municipal Aderilo Alcântara Filho. O Secretário fez a acolhida aos participantes e pediu o apoio de todos à iniciativa do Prefeito de trazer para o nosso município a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Ceará. De pronto, o presidente do CRMV-MT ressaltou da interiorização do ensino da Veterinária e sugeriu que a futura faculdade direcionasse seus esforços na área de produção animal.

O Dr. José Maria dos Santos Filho que também é professor da FAVET-UECE se comprometeu com o Dr. Marcone Sampaio em receber o Prefeito de Iguatu para uma audiência a fim de dar encaminhamento ao pleito ora estabelecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário