quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Educação de Iguatu desenvolve ação Itinerante com o NAPE

Equipe do NAPE
A Secretaria da Educação de Iguatu mais uma vez se sobressai nas ações de Inclusão familiar, escolar e social de crianças, jovens e adultos com deficiência, matriculados na rede pública municipal de ensino, com a implantação da ação NAPE (Núcleo de Acompanhamento Pedagógico Especializado) Itinerante.

A ação do NAPE Itinerante vislumbra, fortalece o atendimento de crianças matriculadas nas unidades escolares localizadas na zona rural em locais de difícil acesso, levando atendimento peculiar a cada necessidade com acompanhamento significativo ao seu processo de desenvolvimento. Rompendo barreiras que até então pareciam intransponíveis, em se tratando da sua inserção nos espaços sociais.

A teoria da experiência de aprendizagem nos faz acreditar na abordagem da modificabilidade cognitiva estrutural, que se baseia na principal premissa do desenvolvimento cognitivo de que qualquer indivíduo é estruturalmente modificável.

A equipe multidisciplinar composta por 01 Assistente Social, 02 Fonoaudiólogos, 02 Terapeutas Ocupacionais, 01 Psicólogo e 03 Psicopedagogas, desenvolvendo atividades de caráter pedagógico nas instituições escolares e de encaminhamento clínico quando necessário. A ação contempla todos os profissionais da educação com intuito de eliminar preconceitos, vencer barreiras e lançar desafios, enfatizando a melhor qualidade de vida para os alunos e aqueles do seu convívio familiar e social.

As ações do NAPE se estendem as famílias e a comunidade na qual o aluno está inserido (escolar e/ou familiar). São ações de grande relevância que exigem compromisso, assiduidade, colaboração e solidariedade de todos os envolvidos, inclusive de alguns profissionais da saúde e associações de moradores.

Ações exitosas como essa requerem reorganização, apoio e acompanhamento sistematizado. Para tanto a Secretaria da Educação conta com o apoio do Prefeito Aderilo Alcântara Filho que aposta no sucesso dos resultados.

As técnicas especialistas em educação especial e psicopedagogia Zulene Venâncio e Nilça Queiroz responsáveis pelo processo da educação inclusiva do município, que acompanham e orientam a ação, já constatam a satisfação dos alunos e seus familiares, profissionais da educação as quais já receberam a equipe multidisciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário