quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Prefeitura de Iguatu assina convênio com os Camilianos para administrar o Hospital Regional


Aderilo com Pe. Francisco e Dr. Alcedir
Ato de assinatura do convênio
O prefeito Aderilo Alcântara esteve nesta quinta-feira (12), pela manhã, no SAAE num importante momento para o setor de saúde do município. Desde o ano passado que a gestão do Hospital Regional de Iguatu estava sendo discutida e debatida juntamente com a Sociedade Beneficente São Camilo que tem sede em São Paulo (SP) e foi criada pelo padre Inocente Radrizzani, fundador da Província Camiliana Brasileira, em 17 de julho de 1923, com atividades sem fins lucrativos que vão desde gerenciamento de hospitais a tratamentos de doenças crônicas, como câncer. Em todo o País gerencia mais 44 hospitais. Essa discussão era para firmar um convênio com os camilianos com o objetivo de administrar o Hospital Regional. 

Uma lei foi aprovada no dia 1º de março de 2012, na Câmara Municipal de Iguatu firmando esse convênio, mas por conta da discussão que tomou rumos além do campo das ideias, quando o grupo político de oposição acabou tumultuando o processo e com muita politicagem acabou sendo adiada a conversa com a Sociedade Beneficente São Camilo e também por se tratar, na época num período de campanha eleitoral. 

Após o prefeito Aderilo Alcântara assumir o governo municipal, as retomada de negociações foi iniciada e depois de uma ampla rodada de conversas e debates com vários segmentos da comunidade discutindo o assunto, o prefeito Aderilo conseguiu ter muitos encontros com Conselho Municipal de Saúde, Servidores concursados e contratados do HRI, médicos e a comunidade para que todos conhecessem o sistema de administração dos camilianos. Além disso, Aderilo convocou os 10 municípios que compõem a região Centro Sul, onde estiveram presentes os 10 prefeitos que estiveram reunidos na sede da APRECE para que eles tomassem conhecimento desse convênio. 
A reunião teve a partição de vários vereadores

Em todas as reuniões acontecidas com esses segmentos, os participantes foram enfáticos em elogiar a iniciativa e aguardar com muita expectativa, aprovando assim, a vinda dos camilianos para o HRI. 

E foi nessa manhã de quinta-feira, dia 12 de setembro que o prefeito se reuniu com o presidente da Câmara Municipal, vereador Bandeira Junior e toda a bancada de situação juntamente com a Dra. Regina Freire, representando a 18ª CRES e o secretário de Politicas Públicas de Saúde, Dr. Joab Soares, além do Padre Francisco, superintendente da Sociedade Beneficente São Camilo e o Dr. Alcedir Rigelli e Dr. Kleriston, que vai ficar na direção do HRI, para assinatura do convênio. Agora que o convênio foi assinado, a Congregação Religiosa dos Camilianos estarão assumindo o hospital a partir do dia 1º de novembro. 

Para o prefeito Aderilo, "esse foi um passo importante para a Saúde de Iguatu que agora a parte administrativa do hospital vai está em boas mãos através de um grupo que tem um amplo conhecimento em administrar hospitais em todo o país e tenho a certeza que o povo de Iguatu e região só tem a ganhar com tudo isso", frisou Aderilo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário