quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Prêmio Peteca: Município de Iguatu está na semifinal do concurso

O município de Iguatu, através da Secretaria de Educação, participou do Prêmio Peteca 2013 e conseguiu na categoria Conto participar ficando na semifinal. A aluna Antonia Maria Moreno, do 9º Ano, da Escola Elze Limaverde Montenegro, através do conto literário, abordando um tema bastante pertinente que é O Trabalho Infantil. 

O Prêmio: 
O Prêmio peteca consiste na seleção e premiação das melhores tarefas escolares sobre os direitos da criança e do adolescente, erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente, produzidas pelos alunos das escolas que participam do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente. Os trabalhos foram apresentados abordando os seguintes temas:  Esquete Teatral, Música, Pintura, Conto e Poesia de Cordel. 


O Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas de ensino fundamental e médio dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente o trabalho infantil e a profissionalização do adolescente.

 Adotando a estratégia da multiplicação dos saberes, o Peteca realiza oficinas de capacitação e sensibilização de profissionais da educação, que atuam como coordenadores municipais do Programa e são responsáveis pela formação de coordenadores pedagógicos. Estes, por sua vez, debatem com os professores os temas estudados nas oficinas, elaborando plano de ação para abordagem em sala de aula e promoção de eventos que permitam ampliar o debate para toda a comunidade escolar.

A operacionalização do Peteca se dá por meio de parcerias firmadas com as Secretarias Estadual e Municipais de Educação, as quais indicam profissionais para atuar como coordenadores locais do Programa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário