domingo, 6 de outubro de 2013

Há 100 anos nascia Agenor Gomes de Araújo, o visionário que mudou a história de Iguatu

Agenor Gomes de Araújo 
Ontem, dia 04 de outubro, Iguatu pode comemorar o Centenário de um dos filhos mais ilustres da sua história: Dr. Agenor Gomes de Araújo.  A Prefeitura Municipal idealizou toda uma programação voltada para o enaltecimento da memória histórica do povo de Iguatu, através do grande nome que se vivo fosse teria completado 100 anos, neste último dia 04. A história é testemunha dos feitos do Dr. Agenor Gomes de Araújo, pelo seu refinado trato com as pessoas, através de sua esmerada educação como pessoa, um visionário que tinha um pensamento de vanguarda quando fazia com que Iguatu se tornasse um município expoente na sua gestão como político e dotado de um espírito humanitário sem precedentes atendendo a todos sem distinção, na sua missão vocacionada para a medicina. As qualidades atribuídas ao ilustre iguatuense foi assim, um marco que fez do Dr. Agenor Gomes, uma das pessoas mais queridas de Iguatu, naquela época. 

A memória do médico, do político e do homem que mudou a história de Iguatu, agora está sendo vivenciada através de uma vasta programação que iniciou desde o dia 02 de outubro com a o projeto Roda de Conversa, em cadeia de rádio com historiadores e conhecedores da história do Dr. Agenor Gomes de Araújo, contando fatos e momentos daquela época. Personalidades e autoridades como Dr. Raimundo Felipe, professor e odontólogo que conheceu de perto o filho ilustre iguatuense, Wilson Lima Verde, historiador e escritor, Dr. Emir Lima Verde, médico e genro do homenageado, professor Chico de Paula, diretor do Museu da Imagem e do Som de Iguatu, José Hilton Montenegro, historiador e escritor, Dr. Hildernando Bezerra, médico e ex-prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, atual prefeito da cidade, Agenor Neto, liderança política da região e neto do Dr. Agenor Neto, juntamente com Michel Prudêncio, articulador da Secretaria de Cultura, estiveram durante 3 dias, no horário de 12 às 13h, numa conversa aberta sobre os 100 anos desse grande nome de Iguatu. 

Inauguração da estátua (Foto: Luiz Vasconcelos)
A programação seguiu ainda no dia 04 com a inauguração de uma estátua em tamanho natural do Dr. Agenor Gomes de Araújo, colocada na Praça da Matriz, próxima ao Monumento do Obelisco, monumento este, inaugurado na gestão do então prefeito da época, Dr. Agenor Gomes. A população também pode conhecer um pouco da história desse grande homem através das Exposições fotográficas e museológicas tanto no seu antigo consultório que ficava na Praça e na sua antiga residência, na Rua Dr. João Pessoa, em frente à Praça da Matriz. 

As comemorações do Centenário continuam até o dia 18 deste mês com atrações culturais e visitação da exposição fotográfica e museológica todos os dias até o dia 18, na Praça da Matriz e no dia 18 também haverá o lançamento do Selo e do Carimbo Comemorativo ao Centenário do Dr. Agenor Gomes de Araújo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário