quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Neste mês de outubro Prefeitura de Iguatu comemora o Centenário do Dr. Agenor Gomes de Araújo

A história do médico e político Dr. Agenor Gomes de Araújo, avô do ex-prefeito Agenor Neto, será destaque no período de 04 a 18 de outubro, nas comemorações do centenário desse ilustre iguatuense. A iniciativa é da Prefeitura de Iguatu, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A abertura oficial do evento ocorrerá na próxima sexta-feira (04), a partir das 6h com alvorada festiva em comemoração ao centenário, e missa em ação de graças, às 18h. Em seguida, na Praça da Matriz, haverá inauguração de estátua e exposição fotográfica e museológica. No dia 18, na Praça da Matriz, haverá o lançamento do Selo e do Carimbo personalizados alusivo aos 100 anos do homenageado.

Médico humanitário, político de larga visão administrativa e desenvolvimentista para sua época, Dr. Agenor Gomes de Araújo nasceu no dia 4 de outubro de 1913. Formou-se em medicina na Faculdade de Medicina de Recife, em 1937, concluindo, no mesmo ano, o curso de oficial da Reserva do Exército Brasileiro. 

Casou-se com Zuleica Mendonça de Araújo, de cujo matrimônio nasceu quatro filhas. De renomado saber e caráter exemplar, Dr. Agenor Gomes de Araújo nunca fez mercantilismo na sua carreira de medicina, dispensando bom e igual atendimento a ricos e pobres, sem distinção, nunca levando em consideração a condição financeira ou social de seus pacientes.

Prefeito de Iguatu no período de 1951/1955 se destacou como um dos maiores administradores do município em todos os tempos, tendo prestado relevantes trabalhos, com a construção de obras, tanto na área urbana, como na área rural do município, não esquecendo os investimentos na educação, cultura e desporto, além do extremo zelo pelo paisagismo urbano. 

Foi fundador e primeiro diretor do Colégio Adahil Barreto e do atual Hospital e Maternidade Agenor Araújo, que até hoje presta relevantes serviços de saúde à comunidade iguatuense. Realizou a festa do 1º centenário do município de Iguatu, considerado um dos fatos mais importantes da história do município no século XX. 

Acometido de um grave câncer no pulmão, faleceu em 20 de dezembro de 1958, deixando para o seu povo um exemplo de virtudes morais, de dignidade e honestidade.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Dia 02/10 - Roda de Conversa com os historiadores José Hilton Montenegro, Raimundo Felipe e Michel Prudêncio
Local: Rádios em cadeia
Dia 03/10 - Roda de Conversa com os historiadores Wilson Lima Verde, Dr. Emi Lima Verde e Chico de Paula
Local: Rádios
Dia 04/10
6h - Alvorada em homenagem ao Centenário
Local: Centro da Cidade
18h - Missa em Ação de Graça ao Centenário
Local: Pátio da Casa de Saúde Agenor Gomes de Araújo
19h - Inauguração da Estátua do Dr. Agenor Gomes
Local: Praça da Matriz
20h - Lançamento das Exposições fotográficas e museológica: o político, o médico, o homem
Local: Praça da Matriz
Dia 10/10
19h - Show com Humbertos
Local: Praça da Matriz

Dia 11/10
19h – Cantoria
Local: Praça da Matriz
Dia 12/10
19h - Voz e Violão
Local: Praça da Matriz
Dia 17/10
19h - Voz e Violão
Local: Praça da Matriz
Dia 18/10
19h - Show com a Banda Ingroove
19h - Lançamento do Selo e do Carimbo alusivo ao Centenário
Local: Praça da Matriz
Fonte: Iguatu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário