domingo, 6 de outubro de 2013

Programa Estação Família é lançado no Complexo do Adolescente de Iguatu

Secretária Gerlânia fala sobre o programa (Foto: Luiz Vasconcelos
A Prefeitura Municipal de Iguatu, através da Secretaria de Assistência Social, realizou no pátio interno do Complexo Social do Adolescente, na última quarta-feira (02), o Projeto Estação Família. O programa tem por objetivo fortalecer a família que está em vulnerabilidade social, potencializando o desenvolvimento de competências cognitivas, pessoais, relacionais e produtivas, junto à chefes de família, mães e mulheres, cuja qualificação pessoal e profissional se mostra importante no sentido de proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos, principalmente às crianças e os adolescentes. 

O desenvolvimento do projeto, que se dá entre 6.000 famílias e 24.000 crianças, acontece através da capacitação de técnicos, três por município, das áreas da saúde, educação e assistência social, que atuem nos Centros de Referencia da Assistência Social – CRAS.

O Estação Família tem o propósito de fortalecer os vínculos familiares, comunitárias, societário e com o Estado (vínculo legal, sócio- cultural e afetivo-relacional), acesso aos serviços de Proteção Básica, Prevenção de situações de riscos no território, além de ampliar a capacidade de proteção social.

Ao utilizar as diretrizes metodológicas, o Programa Estação Família, articula o conhecimento da realidade das famílias com o planejamento do trabalho, potencializa a rede de serviços e o acesso aos direitos, valoriza as “famílias” em sua diversidade histórico-sociocultural e potencializa a função de proteção e de socialização da família e da comunidade. 

Ainda faz um intercâmbio com experiências positivas através de serviços e ações como recepção e acolhida,  oferta de atendimento e procedimento profissional em defesa dos direitos sociais e humanos relacionados à Assistência Social. Aplica o conhecimento pelo cadastro das famílias referenciadas com acompanhamento familiar (individual e grupal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário