quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Prefeito Aderilo Alcântara participa de lançamento do Programa "Parceiros no Campus" do IFCE Iguatu

Aderilo é um defensor da vinda da Embrapa para Iguatu

O IFCE deu início à implantação do programa “Parceiros no Campus”, com a assinatura de um convênio entre o campus de Iguatu, a Unidade de Pecuária Iguatuense (UPECI) e a Embrapa Gado de Leite. O programa foi lançado na última terça-feira em Iguatu, com a presença de produtores da região, parceiros, secretários municipais e do prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara.

Esse projeto, segundo a pró-reitora de Extensão do IFCE, Zandra Dumaresq, busca inverter o fluxo, pois o IFCE passa de visitante a anfitrião, podendo assim estabelecer laços mais fortes com o setor produtivo e ampliar as parcerias e os espaços para pesquisa, extensão e estágio. “Esse é um projeto que vínhamos amadurecendo há algum tempo e agora ele começa a ser executado, com a parcerias relevantes, podendo fortalecer algo fundamental para o instituto que é a extensão tecnológica”, destacou.

O evento discutiu novas tecnologias para gado leiteiro
O campus de Iguatu foi o pioneiro no IFCE a implantar o “Parceiros no Campus”, onde abriu as portas para UPECI. Juntamente com a Embrapa, o campus irá buscar soluções tecnológicas para a área de pecuária leiteira na região.

Segundo o diretor-geral do campus de Iguatu, professor Dijauma Honório esse é um programa importante, pois além de ampliar as oportunidades de parcerias da instituição, é uma forma de aproximar o IFCE da comunidade e divulgar as ações realizadas no campus. “É muito bom para que a sociedade conheça o que o instituto vem fazendo e, mais que isso, poder contribuir de forma direta para solução de demandas da região”, comentou.

O parceiro no campus terá início com a realização do projeto “Alternativas tecnológicas para o aumento da produção de leite na Bacia Leiteira de Iguatu”, conduzido pela Embrapa e pelo campus, com duração total de 36 meses. De acordo com o pesquisador do núcleo regional Nordeste da Embrapa Gado de Leite, André Luiz Neves, o objetivo da pesquisa é indicar pastos adaptados para as condições climáticas e de solo da Bacia Leiteira da região de Iguatu, visando o desenvolvimento econômico e social.

O Programa Parceiros no Campus é uma ação da Pró-reitoria de Extensão em parceria com os campi. Com o lançamento do projeto, o IFCE abre suas portas e estende seus braços para cativar os parceiros e multiplicar as oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário