quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Chances de chuvas abaixo da média são de 40%, segundo Funceme

A previsão de chuvas para o Ceará não é animadora. De fevereiro a abril deste ano, a probabilidade de chover abaixo da média no Estado é de 40%. O prognóstico das chuvas para os próximos meses foi apresentado nesta terça-feira, 21, pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

As chances de ter chuva acima da média são de apenas 25%, contra os 35% considerados ideais . Um novo prognóstico deve ser divulgado em fevereiro próximo. De acordo com meteorologistas da Funceme, as áreas que estão podem ser a mais atingidas pelas chuvas abaixo da média são Inhamuns, Sertão Central e Sul, locais onde, historicamennte, já sofrem com os efeitos da seca. 

Para a Fundação, o prognóstico mostra a tendência de chuvas para três dos quatro meses que formam o período chuvoso no Ceará, sendo importante para nortear ações do Governo que são impactadas pelo regime de precipitações. 

Instituições que formam o Comitê Integrado de Combate à Seca no Ceará, como Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Defesa Civil, dentre outras, tiveram acesso ao prognóstico ainda dezembro de 2013. Desde então, os órgãos estudam ações que possam ser aplicadas para amenizar os efeitos diante do cenário de poucas chuvas previstas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário