sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Seminário da Secretaria Municipal de Educação debate PNAIC

Professores e autoridades participantes do Seminário 
Aconteceu neste dia 16, quinta-feira, no auditório do IFCE-Campus Iguatu, na Unidade Cajazeiras, o I Seminário sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC. O evento fazia parte da Semana Pedagógica realizada pela Secretaria de Educação do Município. 

Presentes ao evento, o prefeito Aderilo Alcântara, o coordenador da 16ª CREDE, professor Roberto de Araújo, a secretária Adjunta, Neirismar Barreto e o presidente do Conselho Municipal de Educação, Gilson Couras. 

O seminário tinha o objetivo de apresentar trabalhos com experiências do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) e foi um sucesso onde envolveu mais de 300 professores e diretores. O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.  

Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.





Nenhum comentário:

Postar um comentário