sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Dilma Rousseff agenda visita ao Ceará no começo de abril

Dilma na obra
A presidente Dilma Rousseff visitará o Estado do Ceará entre os dias 2 e 7 de abril. Na agenda presidencial, estão previstas a inauguração do primeiro trecho do anel viário, na Região Metropolitana de Fortaleza e uma visita ao canteiro de obras da Transposição do Rio São Francisco. Dilma deverá anunciar também a universalização das cisternas de placa no Estado pelo programa Água Para Todos.

A meta do governo federal é entregar a Transposição do Rio São Francisco entre junho e agosto de 2015. Nesta quinta (27), o Ministério da Integração divulgou que foram contratados, desde dezembro do ano passado, mais mil trabalhadores para atuar nos canteiros de obras no Ceará, Paraíba e Pernambuco. No total, são 9.186 pessoas em ação e 2.736 máquinas em atividade para dar celeridade à principal obra em segurança hídrica do País.

O empreendimento está na lista das maiores obras em execução no mundo e inclui a recuperação de 23 açudes, construção de 27 reservatórios, além de nove estações de bombeamento, 14 aquedutos e quatro túneis exclusivos para a passagem de água.

No Eixo Leste, nove estações de bombeamento serão responsáveis por elevar a água a 313 metros acima do nível do Rio São Francisco – altura equivalente a um edifício de 104 andares. Já no Eixo Norte, a água será elevada a 176 metros acima do rio – altura que pode ser comparada a um prédio de 58 andares. O empreendimento conta também com a construção de 27 reservatórios ao longo dos canais.

Ao todo, a Transposição tem 477 quilômetros de canais de concreto (mais do que a distância entre Rio de Janeiro e São Paulo), formando os Eixos Norte e Leste e outras estruturas para conduzir a água no semiárido nordestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário