sábado, 15 de março de 2014

Iguatu celebrará Dia Mundial do Teatro e do Circo neste mês de março

A celebração do Dia Mundial do Teatro e do Circo já faz parte do calendário cultural da cidade de Iguatu, há quinze anos ao longo do tempo diversas instituições realizam atividades de comemoração a essas datas, em Iguatu o movimento em prol do 27 de Março iniciou na segunda metade da década de 90 e instituições como a extinta Associação Iguatuense de Teatro Amador, SESC Iguatu e a Prefeitura Municipal de Iguatu.

Em 2014 o processo de diálogo com artistas e movimento cultural do teatro local instigou uma diversificação no processo de produção do evento, bem como em uma possível ação conjunta a ser realizada novamente em parceria com o movimento cultural e o poder público. 

A proposta de programação busca contemplar espetáculos locais de Teatro e Circo e acontecerá no Teatro Municipal Pedro Lima Verde com sessões durante o dia para crianças às 15h e a noite sempre com inicio as 20h. 

Outra novidade são momentos de capacitação com oficinas de iniciação com confecção de bonecos cabeçudos com material reciclado (dia 27) com a atriz Carla Rosana e oficina de perna de pau (dia 28) com o humorista e artista circense Damião Ronald da Cia. Dupla Face de Humor e Animação. 

As oficinas irão acontecer no Núcleo de Artes, Educação e Cultura Dr. Edson Luiz Cavalcante Gouvêa e as inscrições são gratuitas e aberta a crianças, Adolescentes e jovens.

Um dos momentos mais importantes e interessantes do evento é o debate que será realizado no dia 27 de Março com a presença de ícones do Teatro Iguatuense onde estarão debatendo o tema: "Novos Caminhos para o teatro Iguatuense - Movimento, Organização e Futuro". A mesa de debate contará com representações do poder público, artistas da cidade e um momento de compartilhamento de experiencias com o Mestre José Cleodon de Oliveira, multiartista (Diretor de Teatro, Dramaturgo, bonequeiro, ator, gestor e produtor cultural)  e liderança do movimento cultural em Iguatu nas décadas de 80 e 90.

Segundo Diana Mendonça, Secretária Municipal da Cultura e Turismo, "esse ano o evento proporciona mais novidades, além da programação que fortalece o processo de formação de platéia, o debate e as oficinas promovem uma sustentabilidade do teatro enquanto movimento cultural e como agente promotor da inclusão social e cultural na cidade, onde esperamos ampliar a cada ano a parceria em prol desse segmento que precisar alçar novos rumos e caminhos gloriosos, o Teatro merece e o povo iguatuense também", disse.

Entre os dias 27, 28 e 29 de Março irão passar pelo palco do Teatro Municipal A Cia Dupla Face de Humor e Animação com os show do Palhaço Jajá e a personagem Jadilene, os bonecos de mamulengo de Kairo Sales para a criançada e os artistas do Elo Vanguarda de Teatro, da Cia. Persona e da Cia Ortaet de Teatro, além dos espetáculos, será proporcionado um momento de confraternização para os artistas com recital de poesias e show musical. A programação inteira é franca e aberta ao público.

As celebrações ao dia do Teatro irão se estender até o dia 30 de Março encerrando com a programação cultural com Cinema e o espetáculo "Eu pago pra vê" no galpão das Artes da Cia. Ortaet de Teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário