sexta-feira, 28 de março de 2014

Prefeito Aderilo Alcântara juntamente com Cid Gomes e Agenor Neto inauguram a UPA de Iguatu

Momento de descerramento da placa
A 20ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) do Ceará foi inaugurada pelo governador Cid Gomes, o secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes e o prefeito Aderilo Alcântara nesta quinta-feira (27), em Iguatu. O município já havia recebido no mês de dezembro de 2013 a Policlínica Regional, que dá cobertura a nove municípios da 18ª Região de Saúde. “Saúde é a área em que a população mais precisa de serviços”, destacou Cid Gomes. 

“E tudo o que se fizer em saúde ainda vai ser pouco, porque envolve o primeiro direito das pessoas, que é o direito à vida”, acrescentou o Governador. Construída pelo Governo do Estado, com apoio do Governo Federal, a UPA 24h já ficou funcionando após a inauguração. Localizada na Rua 25 de março, s/n, próximo ao Liceu. 
Cid Gomes testa os equipamentos
Lá, os 97.203 moradores do município têm acesso a serviços de urgência e emergência durante todos os dias da semana, de domingo a domingo, e em todas as horas do dia, noite e madrugada, até nos feriados, porque ¨a UPA funciona  que nem cantiga de grilo, não para nunca¨, como fala o Governador.

Os investimentos na UPA em Iguatu somam R$ 2.887.320,45. O Governo do Estado participou com 1.487.320,45 e o Governo Federal com R$ 1.400.000,00 do Ministério da Saúde. A UPA é mantida com recursos do Governo do Estado, do Governo Federal e da Prefeitura Municipal.
Cid ao lado da Dra. Dilma, Aderilo e Dra. Fideralina 
O atendimento é feito por médicos especialistas em pediatras e clínica geral e por profissionais de enfermagem. Os moradores terão também acesso a exames laboratoriais e de raio x. A UPA 24h deve ser procurada em casos de pressão arterial alta, diabetes descompensada, quedas, fraturas não expostas, convulsões. A nova unidade não é um posto de saúde nem é um hospital. O pré-natal e vacinas, por exemplo, continuam sendo feitos nos postos. Casos de fraturas expostas e AVC, por exemplo, continuam sendo tratados em hospitais.
Prefeito Aderilo discursando 
As UPAs 24 horas integram a nova rede de urgência e emergência do Ceará, formada também pelo SAMU 192, que no Ceará está estruturado em três polos de cobertura. Iguatu é uma regional do Polo III, que tem bases em Acopiara, Cariús, Catarina, Dep. Irapuan Pinheiro, Jucás, Mombaça, Quixelô e Saboeiro. Além dos serviços de urgência, o governo do Estado construiu em Iguatu a policlínica regional inaugurada em dezembro do ano passado, para consultas com médicos especialistas e ainda atendimento com fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais. Na policlínica regional, são realizados exames que antes não eram feitos nem na rede pública do município nem da região, como a tomografia computadorizada e o ecocardiograma.

A UPA 24h Leonardo e Marcelo Moreno Teixeira recebeu o nome dos irmãos estudantes de medicina que foram vítimas de duplo assassinato, em março de 2007, em Iguatu. Participaram também da solenidade, o vice-governador Domingos Filho e o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque.

Ainda participaram da solenidade a grande liderança política do Ceará, Agenor Neto, o presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Antonio Bandeira Junior, os prefeitos de Orós, Simão Pedro,  de Piquet Carneiro, Expedito Nascimento, de Saboeiro, Marcondes Ferraz, de Cariús, Gilvan. Além de vereadores e secretários municipais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário