sábado, 12 de abril de 2014

Saúde do Trabalhador é tema de debate em conferência em Iguatu

Aderilo debate saúde do trabalhador (Foto: Luiz Vasconcelos)
A Prefeitura de Iguatu, por meio de sua Secretaria de Saúde, promoveu em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), com a Escola de Saúde Pública do município, com as 17ª e 18ª Coordenadorias Regionais de Saúde e conselhos Municipal e Estadual de Saúde, a Primeira Conferência Regional sobre a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O encontro aconteceu na quinta-feira, 10, no auditório da CREDE 16.

A cerimônia regional irá subsidiar a Conferência Estadual, cuja temática central é “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e dever do Estado”, que ocorrerá em Fortaleza, no mês de junho. O evento regional reuniu representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviço da saúde. Após o evento foram eleitos os delegados para a Conferência Estadual.

O objetivo é encaminhar as propostas elaboradas pelos grupos de trabalho para serem discutidas nos níveis de Estado e União. Essas proposições considerarão, além dos processos produtivos dos trabalhadores na região, a situação de saúde dos trabalhadores formais e informais, rurais ou urbanos. A ideia é incluir no foco das discussões todos os trabalhadores.

O Prefeito Aderilo Alcântara, em seu pronunciamento de abertura da conferência, disse que a saúde pública no Brasil tem sido uma das principais pautas de discussão. Ele ressaltou os desafios a serem enfrentados e disse que o evento representa um passo importante para a saúde dos trabalhadores. “Este momento é fundamental porque irá apontar os desafios diagnosticados e as propostas que serão encaminhadas como estratégia de implementação da Política Nacional da Saúde do Trabalhador”, concluiu.

A mesa de autoridades foi composta pelo prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara; a secretária de saúde, Lana Karine; o coordenador da 18ª CRES, Ivan Bezerra;  a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Iguatu, Francisca Saraiva; Luiz Carlos, secretário de saúde Icó, além de representantes da SEREST e Conselho estadual de Saúde do Ceará, e demais autoridades. Fonte: Site da Prefeitura de Iguatu / Texto: Luiz Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário