segunda-feira, 21 de abril de 2014

Jovens da Comunidade de Sítio Gameleira realizam encenação da Via Sacra

A Comunidade do Sítio Gameleira vivenciou nesta Semana Santa, a celebração da Via Sacra. A via-crúcis (do latim Via Crucis, "caminho da cruz") é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário. O exercício da via-sacra, como também é chamada, consiste em que os fiéis percorram, nas encenações feitas, a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos e até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Esta reflexão é baseada em quatorze estações ou etapas, em que cada uma apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo. 



Os 12 jovens residentes naquela comunidade se reuniram para fazer essa encenação. Os jovens pertencem ao Grupo Maranathá formado no Sítio Gameleira que busca evangelizar através de ações e trabalhos culturais voltados para esse objetivo que é levar a palavra de DEUS às pessoas do local. A Via Sacra teve início, na Sexta-feira da Paixão, às 14h, onde foram encenados os mistérios da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Foram 14 estações percorridas ao longo da estrada localizada na comunidade de Gameleira. A Via Sacra terminou na Capela do Sítio Gameleira com a realização da solenidade do Cristo Morto. 

Pessoas da comunidade que assistiram a encenação ficaram contentes e emocionadas ao verem o trabalho daquele grupo de jovens que levaram a Via Sacra pela primeira vez ao povo do Sítio Gameleira e que vivenciam a palavra de Deus no dia-a-dia daquela região. D. Gorete Batista é uma delas que afirmou "ver essa nova experiência inovadora em Cristo, onde nossa comunidade sempre se surpreende com o trabalho dessa juventude. Eu fiquei feliz demais ver como os jovens conseguem evangelizar através da arte".   

A parte artística foi toda feita pelos próprios jovens do grupo de evangelização. Vestimentas e a caracterização do percurso da Via Sacra, além de todo o trabalho teatral foram idealizados pelos 12 membros do Maranathá. Assim composto: 

Matheus Sales - Jesus Cristo
Bruna Alves - Maria
Thais Henrique - Verônica
Rafael Cesar - Pilatos
João Oliveira - Barrabás
Danilo Alves - Simão Cirineu
Edvar Batista - Sumo Sacerdote
Wender Oliveira - Ladrão crucificado
Denilson Porfírio - Soldado
Anderson Alves - Soldado
Antonio Matos - Soldado
Camila Gonçalves - Narradora
Emanuel Sales - Narrador

Nenhum comentário:

Postar um comentário