quarta-feira, 23 de abril de 2014

Prefeitura de Iguatu realiza evento de encerramento da Semana do Livro Infantil

Prefeito Aderilo Alcântara no meio das crianças 
 A Prefeitura de Iguatu, através da Secretaria de Educação realizou nesta quarta-feira (23) o encerramento da Semana do Livro Infantil, no Teatro Municipal Pedro Lima Verde. Dia 18 é o Dia Nacional do Livro Infantil por conta da data de nascimento de um dos maiores nomes da literatura infantil do Brasil, pioneiro na escola literária infantil do país. Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882. 

O prefeito Aderilo Alcântara marcou presença no evento que teve como atração principal, as crianças, que realizaram várias apresentações artísticas como a encenação do Sítio do Pica-Pau Amarelo, uma das mais famosas obras da literatura infantil, criada por Lobato. Além de outras apresentações envolvendo as crianças, estudantes da rede municipal de ensino. 
Aderilo Alcântara ao lado da secretária de Educação,Benildes Uchoa

A Semana do Livro Infantil é realizada em Iguatu envolvendo várias atividades nas escolas onde as crianças são protagonistas nesse contexto literário quando professores e diretores de escola realizam ações que incentivam essas crianças à leitura. Ações como contação de histórias, teatro, música, brincadeiras e jogos foram atividades presentes na semana comemorativa ao livro infantil de Iguatu. 

Aderilo Alcântara lembrou da importância da leitura para a formação das crianças e afirmou que não tem medido esforços para que as ações existentes durante a Semana Nacional do Livro Infantil sejam ações contínuas, contribuindo para a formação intelectual e social dessas crianças. "Acredito que estamos cumprindo com nossa obrigação como gestor em realizar ações como esta que, tenho certeza da grande contribuição que a semana do livro tem dado às nossas crianças no incentivo à leitura porque a partir daí podemos ter crianças com boa formação intelectual e profissional formando cidadãos conscientes", sinalizou Aderilo. 
Algumas atrações foram apresentadas no encerramento da semana

“O dia-homenagem foi instituído pela Unesco em 1996. Ele é celebrado em cerca de 100 países, e mobiliza uma vasta rede internacional de editores, livreiros, bibliotecários, associações de autores, tradutores e muitos outros amigos da causa do livro e da leitura. É importante que se tome consciência dos benefícios econômicos, morais e cívicos da leitura, para que os indivíduos possam engajar-se na luta por um mundo melhor.

A escolha do dia deve-se ao fato que vários escritores consagrados, como Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Vladimir Nabokov e Josep Pla, nasceram ou morreram em um 23 de abril.”

Apesar dos avanços absurdos da tecnologia, acredito que pela importância que o livro exerce para a humanidade, seja quase improvável a sua extinção. Viva o livro, viva a literatura, viva o conhecimento escrito, e que esse dia seja comemorado por muitos e muitos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário