segunda-feira, 5 de maio de 2014

Pesquisa Ibope/Diário do Nordeste mostra cenário muito favorável ao pre-candidato Eunício Oliveira

A pesquisa Ibope contratada pelo Diário do Nordeste mostra que o senador Eunício Oliveira (PMDB) venceria a disputa eleitoral em todos os cenários, se as eleições fossem hoje. O levantamento inclui quatro nomes do PROS e dois do PT.

No primeiro cenário testado, o senador Eunício Oliveira aparece com o maior número de citações do eleitorado, com 43% das intenções de voto, enquanto que Camilo Santana (PT), Nicolle Barbosa (PSB) e Ailton Lopes (PSOL) aparecem com 6%, 4% e 3% das menções cada um, respectivamente. Nesse contexto, 26% dos eleitores afirmam que votariam em branco ou anulariam o voto e 19% não sabem ou não respondem a questão.

No segundo cenário, agora apresentando o nome da petista Luizianne Lins no lugar de Camilo Santana, Eunício Oliveira (PMDB) se mantém na liderança, com 42% das citações. Luizianne Lins (PT) fica com 12% das intenções de voto, enquanto que Nicolle Barbosa (PSB) e Ailton Lopes (PSOL) se mantêm empatados tecnicamente, a primeira com 5% e o segundo com 4%. 
O percentual daqueles que optam por votar em branco ou anular o voto (24%) e daqueles que não sabem ou preferem não responder (14%) diminuem um pouco em relação ao cenário anterior.

Em mais um cenário testado, dessa vez com a inserção de Zezinho Albuquerque (PROS) no lugar dos petistas, o percentual daqueles que optam por votar em branco ou anular o voto (25%) e daqueles que não sabem ou preferem não responder (15%) volta a se elevar um pouco. 

Outra vez, Eunício Oliveira (PMDB) permanece em primeiro lugar nas intenções de voto, com 44% das intenções de voto. Zezinho Albuquerque (PROS) alcança 6% das preferências enquanto Nicolle Barbosa (PSB) obtém 5% das menções e Ailton Lopes aparecem com 4% das intenções de voto.

Na simulação com Domingos Filho (PROS) como possível candidato, Euníco Oliveira (PMDB) mais uma vez lidera as intenções de voto, chegando a 43%. O possível candidato dos PROS tem 7% das preferências, enquanto Nicolle Barbosa (PSB) alcança 5% e Ailton Lopes (PSOL) fica com 3%. 

Aqueles que optam por votar em branco ou anular o voto (25%) e aqueles que não sabem ou preferem não responder (16%) mantém os mesmos patamares de citações dos demais cenários.

No penúltimo cenário testado, desta vez com o Deputado Estadual Mauro Filho (PROS) como candidato, Eunício Oliveira mantém a liderança com 43% das intenções de voto, contra 8% do deputado do PROS. Nicolle Barbosa (PSB) e Ailton Lopes (PSOL) mantêm os mesmos patamares das outras simulações, 5% e 3%, respectivamente, cada um deles.

O percentual daqueles que optam por votar em branco ou anular o voto (25%) e daqueles que não sabem ou preferem não responder (15%) mantêm-se no mesmo patamar de toda pesquisa.

Por último, o cenário que considerara a presença de Izolda Cela (PROS), também aponta Eunício Oliveira (PMDB) como a principal opção na intenção de votos, com 46%. Nicolle Barbosa (PSB) tem 6%, contra 4% de Ailton Lopes (PSOL), e a ex-Secretária da Educação apresenta 1% das menções. 

Os percentuais daqueles que optam por votar em branco ou anular o voto (26%) e daqueles que não sabem ou preferem não responder (16%) somados, são metade dos eleitores.

A pesquisa foi realizada nos dias 27 a 30 de abril de 2014. Foram entrevistados 1008 eleitores. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. 
O nível de confiança utilizado é de 95%. Registrada no TRE sob o protocolo Nº CE-00005/2014 e no TSE sob o protocolo BR-00100/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário