terça-feira, 13 de maio de 2014

Prefeitura de Iguatu realiza curso de capacitação para agricultores da região do Riacho Vermelho


Agricultores familiares de Iguatu, da área de sequeiro da região dos sítios Recreio, Retiro, Regalo e Riacho Vermelho estão recebendo capacitação tanto para a área produtiva e planejamento da agricultura familiar e pecuária com base na proposta de Convivência com o Semi-árido.

Os encontros estão sendo realizados pela Prefeitura Municipal de Iguatu, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária. A capacitação busca levar informações para os agricultores nas áreas de Recursos Hídricos, Criação de Animais e Agricultura de Sequeiro. A capacitação é ministrada por uma equipe técnica da SEAPE que desenvolve todo um conjunto de informações para o homem do campo, contemplando essas famílias rurais no manejo de pastagens, a cultura de sequeiro, o manejo de animais, recursos hídricos etc. 

Nessa formação, os produtores recebem conhecimentos sobre as características climáticas do sertão compreendendo melhor os períodos e os regimes de chuvas e estiagens que marcam a irregularidade do clima no Semi-árido. Podendo assim, conhecer as formas mais apropriadas de construir e manter reservas de água para os diversos usos tanto para consumo humano e consumo animal, adquiridas através das águas subterrâneas, de superfícies e principalmente através da água da chuva que no sertão, que caem em maior quantidade no período do inverno.

Na parte de criação de animais, a capacitação mostra condições básicas para que caprinos, ovinos e bovinos possam produzir para as famílias uma melhor qualidade de produção gerando mais renda e alimentos com segurança.

E na agricultura de Sequeiro é apresentado um conteúdo que destaca de início a necessidade de se fazer um manejo ecológico dos solos por conta da fragilidade do ecossistema Semi-árido: evitando queimadas, fazendo cobertura seca, plantando em curva de nível e usando adubos naturais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário