domingo, 28 de dezembro de 2014

Camilo Santana toma posse dia 1º pela manhã e a tarde vai à Brasília para posse de Dilma

Camilo Santana cumpre agenda de posse dia 1º
O governador eleito Camilo Santana (PT) deverá cumprir o horário determinado para poder atender aos três eventos oficiais na próxima quinta-feira, dia 1º de janeiro. Além da posse na Assembleia Legislativa, prevista para ter início às 9h, Camilo participará ainda da transmissão de cargo no Palácio da Abolição, empossará o secretariado e em seguida, com o governador e comitiva irão acompanhar a posse da presidente Dilma Rousseff (PT) em Brasília, em cerimônia prevista para as 16h (15h no horário de Fortaleza) e a posse de Cid no Ministério da Educação.

No Parlamento estadual, Camilo Santana e a futura vice-governadora Izolda Cela (PROS) serão recepcionados pelos líderes de partidos da Casa e permanecerão na sala da Presidência com o primeiro-secretário Sérgio Aguiar (PROS) até serem convocados pelo presidente da Assembleia, José Albuquerque (PROS), a adentrar o plenário. Lá, ambos prestarão juramento e assinarão o termo de compromisso. Rapidamente, o petista deve discursar como governador empossado.

De acordo com a assessoria de Camilo, o evento na Assembleia será rápido para que ele possa estar até às 10h no Palácio da Abolição, onde Cid o estará aguardando para transmitir o cargo de governador do Estado. Camilo irá assumir a chefia do Executivo já com a lista de seus secretários de Governo, que será anunciada na próxima segunda-feira (22), a fim de empossá-los conjuntamente.

No Palácio da Abolição, já está sendo montada a estrutura que sediará a transmissão de cargo. O espaço será utilizado por Camilo para discursar mais longamente e conceder entrevistas à imprensa. Também está prevista a realização de uma cerimônia ecumênica no local. Findas as formalidades no Estado, Cid e o governador Camilo Santana, então empossado, deverão seguir para Brasília por volta de meio dia para acompanhar a posse de Dilma.

Com a posse de Dilma, Cid Gomes automaticamente será empossado ministro da Educação. Embora seja de praxe que cada ministro faça uma cerimônia em seus respectivos ministérios no dia 1º ou 2 de janeiro. No caso de Cid, a assessoria do futuro ministro informou que não há definição se ele realizará a cerimônia no mesmo dia 1º ou no seguinte.

Na cerimônia de posse da presidente, Dilma sairá em carro aberto da Catedral Metropolitana de Brasília em direção ao Congresso Nacional, onde será recebida pelos presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). No Parlamento, ela fará o juramento e discursará. Em seguida, do lado de fora do prédio, será saudada com 21 tiros de canhão e passará em revista a tropa formada em sua homenagem, segundo confirmação do cerimonial do Congresso Nacional, antes de ela ir para o Palácio do Planalto. Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário