sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Cid Gomes lançará proposta de Enem on-line à presidente Dilma

O ex-governador do Ceará e ministro da Educação, Cid Gomes, estuda a possibilidadede um novo formato para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A proposta envolve uma prova online, que ocorreria mais de uma vez por ano, conforme o ministro. A primeira aplicação seria gratuita e as demais pagas pelo estudante. 

"Vou levar a proposta à presidente Dilma", afirmou em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. Com o exame online, a ideia é acabar com a aplicação da prova em um único fim de semana para que os alunos tenham um período em que possam ir a locais credenciados do Enem.

"Cada aluno faria uma prova diferente, com escolha aleatório das questões", explicou Cid, destacando que a prova passaria a ser respondida em terminais de computadores, com bancos de perguntas disponíveis. Ainda sem prazo, o novo modelo seria inserido durante a gestão do ministro na pasta.

Uma rede previamente credenciada e pública, como universidade federais, ficaria responsável pela aplicação da prova. Assim, o aluno poderia fazer "quantas edições desejasse", cabendo às instituições de ensino superior as indicações das versões aceitas. 

Para esse novo modelo, é necessário um vasto banco público de questões e uma rede confiável para a aplicação. "[As questões públicas] poderiam ser analisadas por entidades e questionadas, se for o caso. Seriam milhares de perguntas para cada área, se o aluno conseguir decorar todas, ele é um gênio", defendeu. Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário