domingo, 26 de abril de 2015

Pacientes internados nas Upas por falta de leitos de UTI

Falta de leitos sempre foi um grande problema para a Saúde
Pelo menos 110 pacientes estão internados em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) esperando por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Fortaleza. Destes, 15 estão intubados. A denúncia é do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará (Simec), referente a situação conferida na manhã deste sábado, 25. 

A presidente do Simec, Mayra Pinheiro, lembra que, quando o paciente chega à UPA e precisa de internação, o médico faz a regulação na central de leitos e diz para onde precisa enviá-lo, de acordo com diagnóstico e gravidade. “Mas a central diz que não tem leito e que o paciente deve permanecer lá”, critica.

São casos de pessoas com suspeita de meningite, crianças com pneumonia, entre outros. “São desde quadros cirúrgicos a suspeita de doenças infecciosas”, comenta a presidente. Com relação às intubações, são mantidos nas UPAs, principalmente, pessoas com problemas de patologias cardíacas e respiratórias, pneumonias e vítimas de acidente vascular cerebral (AVC).

“É um plantão de pronto atendimento, não é unidade de internamento. Muitos desses pacientes intubados acabam morrendo. Se a gente não consegue leito em hospital, na UPA é que você não tem assistência pra dar continuidade ao atendimento de paciente com ventilação mecânica. Eles ficam num risco muito grande de morte”, relata a médica.

O levantamento foi realizado nas UPAs dos bairros Praia do Futuro, Autran Nunes, Canindezinho, Messejana, José Walter, Conjunto Ceará, Pirambu, Jangurussu e Itaperi. O balanço integra a campanha “corredômetro”, promovida pelo sindicato, para evidenciar a situação nos corredores das emergências e, agora, também nas UPAs. A ronda se estenderá também às maternidades, quando serão contadas as gestantes sem leito no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Geral Dr. César Cals e Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC). Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário