terça-feira, 14 de abril de 2015

Quadrilhas do edital Ceará Junino 2015 vão receber R$ 2,25 milhões

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realizou na manhã desta terça-feira, (14), reunião com representantes de quadrilhas, festivais juninos e todos os interessados em participar do Edital Ceará Junino 2015. O documento deste ano vai destinar cerca de R$ 2,25 milhões aos festejos tradicionais e aos grupos juninos, valor 6,4% superior ao de 2014. 

A expectativa do órgão é que o edital seja lançado nesta quarta-feira (15), incorporando sugestões apresentadas pelos participantes da reunião e em sintonia com as diretrizes de democratização, acesso e afirmação da cultura cearense, estabelecidas na política cultural do Estado.

A reunião aconteceu no auditório da Secult, com a participação de representantes de entidades, quadrilhas e de festivais juninos tiraram dúvidas e fizeram sugestões ao próprio secretário da Cultura, Guilherme Sampaio, que coordenou e participou, junto com a equipe da Secult, de todo o encontro.

A Secretaria pretende incorporar ao texto final algumas das propostas e considerações dos proponentes, mas o secretário esclareceu que, por estar em seu primeiro ano de gestão à frente da Pasta, realizará uma revisão mais aprofundada de todos os editais da Secult, antes de promover alterações de maior ordem. 

Dentre os temas mais citados nas intervenções dos participantes, ganhou destaque o pedido de ampliação da verba destinada às quadrilhas infantis. Atualmente, este valor representa 10% do montante total. A proposta apresentada por muitos proponentes é de que esse valor suba para 20%, diante da importância do trabalho social que as quadrilhas exercem com as crianças da periferia das cidades e, também, pela perpetuação das tradições juninas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário