segunda-feira, 18 de maio de 2015

Ceará é o 4º pior na cobertura vacinal contra gripe

A campanha de vacinação com a gripe termina na próxima sexta (22). De acordo com o balanço do Ministério da Saúde, no Ceará, até o último dia 15, foram aplicadas 343.644 doses, totalizando 19,49% do público-alvo. O Estado é o 4° pior em cobertura vacinal, com apenas 19,49% do público-alvo imunizado. Na cobertura vacinal, o Ceará está atrás apenas dos estados de Roraima 13,02% , Piauí 17,27% e do Acre 18,44%. Em todo o país a meta é vacinar 80% do público.

A vacina contra a gripe está disponível em todos os postos de saúde da Capital, é prioritária para crianças de 6 meses a 4 anos completos, gestantes, mulheres com até 45 dias de pós-parto, idosos acima de 60 anos, portadores de doenças como hipertensão, diabetes, e problemas cardíacos ou renais, trabalhadores da área de saúde, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. 

De acordo com o Ministério, a vacina é segura e é uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações de casos graves de gripe. A imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza, apontam estudos. Em todo o Brasil, foram vacinados mais de 14 milhões.

Depois da vacinação, podem ocorrer algumas reações, tais quais, dores e inchaço no local. Esses sintomas são considerados benignos, cujos efeitos costumam passar em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário