quinta-feira, 14 de maio de 2015

Enem 2015 será nos dias 24 e 25 de outubro e passa a ter novo valor de inscrição

Em coletiva concedida durante a tarde desta quinta-feira (14), o ministro da Educação Renato Janine Ribeiro revelou as datas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. As inscrições para as provas começam dia 25 de maio e terminam no dia 5 de junho. Para confirmar a inscrição no Enem, a taxa deverá ser paga até as 21h59 do dia 10 de junho. O exame será aplicado nos dias 24 e 25 de outubro.

O ministro ainda confirmou que a nova taxa do Enem passará de R$ 35 para R$ 63, mas que continuam isentos da taxa quem declarar carência e alunos no último ano do ensino médio que estudem na rede pública.  

Sobre a isenção, o ministro afirmou que caso o participante que solicitar não comparecer ou não justificar a ausência, não poderá requerer isenção na próxima edição. "Uma pessoa não pode ter isenção graças a recursos que a sociedade está pagando, e jogar isso fora. Há uma responsabilidade moral que é preciso assumir. E no escopo educacional, a ética é fundamental. Educação é também ter responsabilidade com os próprios atos", disse Janine Ribeiro.

O ministro  anunciou ainda novas medidas de segurança para o Enem, começando pelo formulário de inscrição. Neste ano, não será possível usar o mesmo e-mail para fazer mais de uma inscrição e todos os candidatos deverão informar um número de telefone (celular ou fixo) válido. Eles também terão que criar uma pergunta e resposta de segurança no login.

Além das necessidades especiais e atendimentos específicos já contemplados nas edições anteriores, o Enem também terá atendimento especializado para quem tem visão monocular e discalculia, segundo o ministério. O ministério afirmou ainda que continuará aceitando que os estudantes travestis e transexuais usem o nome social durante a prova. Para isso, o estudante precisa enviar a cópia do documento de identidade e preencher um formulário específico, incluindo uma foto recente, no sistema de inscrição. O prazo para o envio desses dados acontece entre 15 e 26 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário