sábado, 6 de junho de 2015

“Caminhada com Maria” é declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

A Caminhada com Maria foi declarada nesta sexta-feira (5) patrimônio cultural imaterial do Brasil por sanção da Presidente da República, Dilma Rousseff, ao Decreto de Lei do Congresso Nacional. A Lei Nº 13.330 que passa a valer a partir da data de sua publicação tem como objetivo, “reconhecer a importância da Caminhada com Maria, como forma de expressão do patrimônio histórico-cultural-religioso brasileiro”.

A retomada da Caminhada com Maria foi uma iniciativa do arcebispo de Fortaleza Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, em 2003. Retomada porque a prática dos fiéis caminharem para a padroeira remonta ao século XVII, nesta cidade. Realizada no dia 15 de agosto, o evento é uma solenidade que homenageia Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza no Brasil.

Pe. Rafhael Maciel, membro da Comissão organizadora do evento, destaca a edição 2015. “Estamos trabalhando para a Caminhada com Maria deste ano que tem uma razão a mais para ser especial por estar dentro das comemorações do Jubileu Centenário de nossa Arquidiocese. A declaração da Caminhada como patrimônio cultural imaterial faz eco ao que o povo de Fortaleza, a segunda capital mais católica do país, já havia declarado através de seu testemunho público de fé”.

A Caminhada com Maria também consta no calendário oficial de eventos do município, do estado e aparece na lista de eventos de turismo religioso do país, do Ministério de Turismo. O evento reúne mais de 1 milhão de católicos por edição.

Patrimônio Imaterial

De acordo com a Constituição Federal os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito, “àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas e nos lugares, tais como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas”. A definição dos termos encontra-se nos artigos 215 e 216 da CF.

Na lista de bens imateriais brasileiros estão a festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a Feira de Caruaru, o Frevo, a capoeira, o modo artesanal de fazer Queijo de Minas e as matrizes do Samba no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário